Prefeitura de Aracaju divulga dados parciais da vacinação

Saúde
01/06/2012 18h27
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju divulga dados parciais da vacinação

Nesta sexta-feira, 1, último dia da 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulga os dados parciais da imunização. No anúncio feito pela secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, fica exposto que Aracaju vacinou 53.713 pessoas, o que corresponde a 65,67% da meta do município. "Para fechar os dados, a SMS está aguardando os valores consolidados de todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USFs)", observa a secretária.

A partir da próxima segunda-feira, 4, e enquanto durar o estoque da campanha, as vacinas estarão disponíveis nas unidades de Saúde da Família para o grupo de adultos com diabetes, hipertensão, cardiopatia e pneumopatia (asmáticos e pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica).

De acordo com a referência técnica da imunização da SMS, os dados parciais mostram que em Aracaju foram imunizadas 11.472 crianças, o que equivale a 78,18% deste grupo; 32.326 idosos, representando 62,30% deste público; 4.147 gestantes, cobrindo 56.52% do total e 5.952 trabalhadores da saúde, o que corresponde a 75.33% deste grupo.

A meta da campanha em Aracaju é de que sejam vacinadas aproximadamente 77 mil pessoas, indicadas pelo Ministério da Saúde como público prioritário: idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos e trabalhadores da Saúde. No Brasil a meta era vacinar cerca de 30 milhões de pessoas.

H1N1


A vacina distribuída na campanha protege contra os três principais vírus da gripe que ainda circulam no Hemisfério Sul: H3N2, a gripe comum, influenza B e H1N1. "A partir da introdução no Brasil da vacina contra o vírus H1N1 diminuímos o número de casos, de hospitalizações e também de mortes por complicação da influenza", informa Débora Moura, coordenadora de imunização da SMS.

Ela lembra também que o vírus da gripe H1N1 continua circulando e provocando óbitos. Este ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados 867 casos de síndrome respiratória grave. Do total, foram registrados 37 casos e três óbitos por H1N1.

"Em 2010 o H1N1 foi o causador da pandemia da gripe, ocasionando mortes no mundo todo. E as formas mais graves da gripe acometeram em especial crianças, idosos e mulheres grávidas, os mesmos grupos eleitos para vacinação de 2012", informa a coordenadora de imunização.

Contraindicação

A vacina é segura. As únicas contra-indicações são a aplicação em pessoas com alergia a ovo e em pessoas que estejam com febre no momento da vacinação. "As pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico antes da imunização", acrescenta Débora Moura.