Prefeitura de Aracaju qualifica a assistência farmacêutica

Saúde
04/06/2012 10h05
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju qualifica a assistência farmacêutica

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem investindo na organização e na qualificação da assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde(SMS). No último sábado, dia 02, os trabalhadores que atuam nos dispensários-farmácia de medicamentos participaram do I Ciclo de Palestra. O evento reuniu cerca de 70 servidores e aconteceu no auditório do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) da SMS.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, destaca os investimentos realizados no setor farmacêutico, para qualificar a assistência aos usuários. "Este ano, convocamos 16 farmacêuticos do último concurso para atuarem na supervisão dos dispensários da Rede de Atenção, Primária, da Rede de Atenção Psicossocial, dos Centros de Especialidades Médicas, da Rede de Urgência e Emergência e nas unidades da Farmácia Popular. Ainda este ano, estaremos certificando a primeira turma do Curso de Formação Técnica em Farmácia", informa.

Palestras

O Ciclo de Palestra realizado neste sábado abordou temas específicos do núcleo de farmácia e a formação profissional desse setor para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). No evento, foram promovidas quatro palestras, que tiveram como facilitadores farmacêuticos que atuam no Hospital Universitário e no Hospital de Urgência do Estado de Sergipe: "A importância do técnico em Farmácia nos serviços de saúde", palestra ministrada por Dagmar Gonçalves da Costa; "A importância do cumprimento dos Procedimentos Operacionais Padrão", tema abordado por Jorge Luiz Benetti; "Medidas de controle de infecção relacionadas à assistência à saúde", com Maria Regina Meneses e "Tóxicodependência", com José Barreto Cruz Nogueira.

A coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Permanente (NEPS/CEPS), Maria José de Freitas Pereira, informa que o ciclo faz parte do projeto de educação continuada da SMS e foi um sucesso. "Tivemos uma excelente adesão tanto dos alunos do Curso de Formação quanto de outros servidores convidados. O ciclo de Debate aconteceu em um dia de sábado e mesmo assim o auditório estava lotado, fato que demonstra o interesse e a demanda desses profissionais por qualificação", aposta Maria José.

O coordenador da Assistência Farmacêutica, Álvaro Victor também destacou a boa adesão dos trabalhadores. "O debate se transformou em um grande encontro dos trabalhadores do setor de farmácia. Sem dúvida, essa participação no evento nos ajudará a potencializar o setor de farmácia. Os trabalhadores trouxeram suas experiências e puderam se apropriar melhor das informações científicas e das atualizações relativas ao serviço da assistência farmacêutica", festeja Álvaro Victor.

O técnico da farmácia do USF Augusto Franco, João Cirino Carvalho afirma que o CEPS e a Coordenação de Assistência Farmacêutica mantêm de forma continuada capacitações para esse setor. "O ciclo de debate trouxe abordagens importantes para refletirmos sobre a maneira do trabalho em farmácia. Essa não é a primeira vez que os trabalhadores têm oportunidade de atualizar o conhecimento técnico. As informações teóricas e o reforço sobre a necessidade de respeitarmos os procedimentos de trabalho nos fortalecem para atendermos melhor os usuários", afirma Cirino.

Para a auxiliar administrativo, Maria Aparecida de Souza, o Ciclo de Debate e o Curso de Formação Técnica têm renovado as expectativas no setor público e ampliado os conhecimentos dela na área. Com 26 anos na SMS, ela já esteve lotada nos dispensários de unidades básicas e agora está na farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, Nestor Piva. "Eu tenho muito admiração ao trabalho desenvolvido pelo CEPS da Prefeitura de Aracaju, por nos manter em formação continuada, gratuitamente. Nenhum outro local de trabalho isso é visto. As iniciativas do CEPS da Prefeitura de Aracaju melhoram tanto a assistência ao usuário quanto trazem benefícios para os trabalhadores. Eu não perco oportunidades para crescer profissionalmente", destaca a servidora.

Formação Técnica

Iniciada em 2010, a primeira turma do Curso de Formação Técnica em Farmácia será certificada em dezembro de 20012. Ao todo, estão matriculados 17 trabalhadores. Maria José ressalta o benefício da formação proporcionada pelo Curso Técnico em Farmácia para os trabalhadores e para o SUS local. Ela lembra que a certificação desse curso não faz a progressão vertical no Plano de Cargos e Salários, ou seja, os trabalhadores não poderão mudar de cargo, de nível e ou de categoria. "Mas, o certificado de conclusão fará a progressão horizontal, ou seja, os participantes terão vantagens na titulação".

O coordenador técnico do Curso, Fabio Ramalho diz que o ciclo de debate e o Curso Técnico, "trazem condições técnicas para o trabalhador orientar os usuários que procuram as unidades de saúde quanto às dúvidas sobre as dosagens, horários e identificação dos medicamentos prescritos pelos profissionais médicos", diz .