Homenagens marcam despedida de Silvio Santos

Agência Aracaju de Notícias
04/06/2012 13h47
Início > Notícias > Homenagens marcam despedida de Silvio Santos

Parentes, amigos, membros da imprensa e autoridades políticas acompanharam os últimos momentos de Silvio Santos no cargo de vice-prefeito de Aracaju. Após seis anos e noves meses participando ativamente da administração municipal, Silvio deixa a PMA para assumir o cargo de secretário de Saúde do Estado de Sergipe. A solenidade de despedida, realizada na manhã desta segunda-feira, 4, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, foi marcada por homenagens e mensagens de agradecimentos pelo excelente desempenho no segundo comando da chefia municipal.

Antes de iniciar o seu discurso, o prefeito Edvaldo Nogueira fez questão de homenagear o amigo e companheiro de militância política com uma placa de agradecimento. A inestimável parceria e a construção de grandes projetos políticos foram destacados por Edvaldo, que ainda frisou a competência administrativa e estratégica de Silvio Santos em inúmeras decisões no Executivo Municipal.

"A cidade de Aracaju sempre foi governada por quatro mãos. O companheirismo e confiança sempre marcaram nossa relação. O grande gesto inesquecível de Silvio foi quando ele veio de Brasília, na época assumia o posto de secretário nacional do Governo Federal, para compartilhar o desafio de governar essa bela cidade. Desde o início, sempre imaginei o dia em que sairíamos daqui juntos para passar o comando aos novos representantes eleitos democraticamente. Infelizmente, esses planos foram alterados, porque Silvio, como um homem corajoso, resolveu aceitar o desafio de atuar no comando da Secretaria de Saúde do Estado, de forma ética e escrupulosa, assim como ele sempre atuou na sua vida pessoal e política", define Edvaldo.

Bastante emocionado com a homenagem, Silvio Santos expressou a satisfação de encarar a nova tarefa no Governo do Estado, dando continuidade aos projetos já desenvolvidos e assegurando a proposta de novas realizações na área. "Não considero uma despedida, pois estarei dando prosseguimento ao que já vinha executando dentro do município na área de saúde. Agora, poderemos unificar ainda mais as duas gestões, no município e Estado, evidenciando melhorias no atendimento e na prestação de um serviço básico e essencial de toda população", assevera Silvio. 

Agradecimentos

Autoridades políticas prestaram uma série de homenagens e felicitações pelo excelente desempenho de Silvio Santos na administração municipal. Na opinião da secretária municipal de Saúde, Stella Maris, a experiência exitosa como coordenador da área de saúde na capital também será estendida para a sua nova gestão. "Silvio mostrou competência, dedicação, força e a gente deseja toda sorte e muito sucesso nessa nova jornada. Tenho certeza que ele realizará um trabalho conjunto em prol da saúde do Estado e do município. Faremos o máximo esforço para unir as nossas gestões, promovendo uma integração e sinergia com cada uma das secretarias", afirma Stella Maris.

Para o representante do governo na Câmara de Aracaju, Danilo Segundo, a nova função de Silvio Santos será cumprida com toda dignidade e retidão que ele sempre desempenhou no município. "Silvio Santos por tudo que ele fez na administração municipal, inclusive no comando da Secretária Municipal de Saúde. Tenho certeza que ele irá cumprir esse novo desafio com toda dignidade e retidão, principalmente com o coração voltado para aqueles mais necessitados por condições dignas de saúde", pondera.

O presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento, também relembrou a atuação de Silvio Santos como gestor de outras secretarias, frisando a sua atuação competente e habilidosa  em outros setores do município. "Ele também deve ser lembrado como secretário de governo na prestação de um imenso serviço à sociedade aracajuano. Acredito que ele fará um grande trabalho sempre pelo interesse dos mais necessitados. Estamos aqui apoiando e torcendo para que a nova gestão seja marcada por muito sucesso e pela competência, que já é a marca registrada de Silvio", afirma.

Formação

Natural de Capela, Silvio Alves dos Santos é casado com a fotógrafa Janaína Santos e pai de cinco filhos (Silvio, Carolina, Mariana, Caio e Marco Antônio). Bacharel em direito e estudante de jornalismo, Silvio Santos iniciou sua militância política no movimento sindical, tendo a oportunidade de ser dirigente do Sindicato dos Bancários de Sergipe e dirigente da Confederação Nacional dos Bancários, da CUT em Sergipe.

No Partido dos Trabalhadores (PT), Silvio Santos foi membro do diretório nacional por três mandatos consecutivos (1995 a 2001) e também atuou como presidente do PT em Aracaju e em Sergipe. Ocupou ainda os cargos de coordenador do Orçamento Participativo no primeiro governo de Marcelo Déda em Aracaju e foi Secretário Nacional de Articulação Social no primeiro governo do Presidente Lula.

Em 2008, ele foi eleito junto com o prefeito Edvaldo Nogueira, atuando no cargo de vice-prefeito. Ainda teve a oportunidade de assumir a função de presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, além de secretário municipal de Governo, de Planejamento e, por último, de Saúde.

Presenças

Para saudar o ex-vice-prefeito e próximo secretário estadual de Saúde, a solenidade contou com a presença do governador Marcelo Déda, além de Antônio Carlos Guimarães que deixa o atual comando da Secretaria de Saúde. Ainda estiveram presentes, os secretários municipais de Administração (Lucivanda Nunes), Comunicação (Marcos Cardoso), Jeferson Dantas (Finanças), Planejamento (Dulcival Santana), Controle Interno (Wilza Claúdia), Participação Popular (Rômulo Rodrigues), Governo (Lucas Fialho), Assistência Social (Bosco Rolemeberg).

A cerimônia de homenagens também foi prestigiada pelo superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (Fernando Nunes), a chefe de gabinete da Prefeitura (Fabiana Pinho), o presidente de Cultura e Turismo (Waldoilson Leite), o diretor da Guarda Municipal (Edênisson da Paixão) e a presidente do Aracaju Presidência (Diva Ellen). Além dos parlamentares Miriam Ribeiro, Dr. Gonzaga e Valdir Santos, como também os deputados estaduais Ana Lúcia e Valadares Filho.