Em 5 de junho de 1972, na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada em Estocolmo, na Suécia, estabeleceu-se em assembleia que nesta data seria comemorado anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde então, o dia 5 de junho transformou-se num momento em que governos, povos e diferentes culturas refletem sobre o presente e o futuro do meio ambiente. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), preparou uma programação especial em alusão à data simbólica.
De acordo com o presidente da Emsurb, Fábio Silva, as atividades desenvolvidas servem como alerta. "Com a programação, fica mais fácil convidar o cidadão para cooperar e participar dos nossos serviços. Nesse dia vamos aproveitar para explicar a importância de manter o meio ambiente que vivemos", expõe.
Para celebrar a ocasião, na qual questões ambientais e planos de metas são traçados em diferentes partes do mundo, no âmbito municipal a Emsurb irá contribuir com ações efetivas e de conscientização em prol da conservação da natureza. Nas proximidades do mangue situado na av. Desembargador Antônio Góes, algumas atividades voltadas ao meio ambiente serão promovidas, a exemplo da Oficina de Papel e da Brinquedoteca, onde se confeccionam brinquedos a partir de material reciclável.
"Haverá também plantio e distribuição de mudas. Além disso, 50 agentes ambientais estarão circulando pelas comunidades próximas à avenida, realizando a entrega de material educativo e uma conscientização especial para a data. Eles vão falar sobre a importância da preservação ambiental e dos mangues, assim como dos benefícios da coleta domiciliar e sobre o descarte indevido de resíduos da construção civil, fato muito presente no local", explicou a coordenadora da assessora técnica da Emsurb, Adenilde Gama.
No entanto, os trabalhos em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente terão seu foco na limpeza dos mangues existentes na capital. As ações em favorecimento da preservação do ecossistema contarão com 10 equipes, totalizando 120 agentes de limpeza, 12 caçambas e, quando necessária, uma retroescavadeira para retirada de entulhos. "Faremos uma exposição dos resíduos que são coletados no local, para mostrar e causar um impacto à população sobre aquilo que é descartado de forma irregular e os prejuízos que isso causa ao meio ambiente", comentou Adenilde.
O gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Roberto Gomez, detalhou como será o trabalho nos manguezais ao longo desta semana, principalmente nas áreas onde os serviços serão iniciados nesta terça-feira, 5. Para o mangue da av. Desembargador Antônio Góes, serão cinco equipes envolvidas na limpeza, num total de 60 agentes acompanhados de cinco caçambas.
"Já para o manguezal da avenida 13 de Julho, do bairro Industrial e do Loteamento Tramandaí, cada um dos locais terá uma equipe de 12 funcionários acompanhada de uma caçamba. Amanhã teremos ainda a limpeza do mangue da avenida Beira-Mar, com a presença de 24 agentes e duas caçambas. E ao longo da semana começaremos o restante dos locais que estão previstos na programação", contou Roberto. No total, são 17 áreas com mangue espalhadas pela capital e todas receberão os serviços de limpeza.