Prefeito participa da posse de Silvio Santos

Agência Aracaju de Notícias
04/06/2012 18h47
Início > Noticias > 51001

Na tarde desta segunda-feira, 4, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, deu posse ao ex-vice prefeito de Aracaju, Silvio Santos, como secretário de Estado da Saúde. Em uma concorrida solenidade realizada no Auditório do Banese, parentes, amigos, autoridades e servidores da saúde foram abraçar o novo comandante da saúde estadual.

Acompanhado da primeira dama do município, a empresária Danusa Silva, o prefeito Edvaldo Nogueira foi desejar ao amigo sucesso em seu novo desafio. Destacando mais uma vez que Aracaju era uma cidade governada a quatro mãos e que Silvio Santos foi peça fundamental para a concretização do projeto que transformou a terra dos cajueiros e papagaios na cidade da qualidade de vida.

"Sei da grandiosidade da tarefa que ele está assumindo e por isso mesmo eu abri mão do sonho que acalentava que era sair da Prefeitura em 1º de janeiro de 2013 ao lado de Silvio Santos.  Sei que é um grande desafio e acredito que por todo seu talento, competência, experiência e dedicação em trabalhar com o olhar voltado para os que mais precisam, sua presença será muito importante para a melhoria da saúde pública no Estado de Sergipe", enfatizou Edvaldo.

Prioridades

Reconhecendo que assume um desafio difícil, Silvio Santos destacou que já definiu algumas prioridades para a saúde do Estado. "O nosso foco principal está na melhoria do atendimento, principalmente no interior do Estado para distribuir melhor o fluxo e desafogar o atendimento no Hospital de Urgência de Sergipe - Huse".

O secretário disse ainda que, atualmente, a saúde em todo o país sofre com problemas de financiamento, com muitos recursos investidos na área meio (gestão). "Precisamos otimizar a distribuição desses recursos para melhorar o funcionamento na área fim, que são os nossos hospitais, clínicas de saúde e maternidades", disse.

Silvio Santos pediu a colaboração e o envolvimento dos servidores e profissionais de saúde para atingir o grande objetivo de oferecer ao povo de Sergipe um serviço de saúde pública de qualidade. "Não é uma coisa simples, que se faz num estalar de dedos, mas com recursos e, principalmente com o envolvimento dos nossos servidores, atingiremos essa meta. Só resolveremos os problemas da saúde se trabalharmos como um time que tem como objetivo fazer o gol no adversário, e não gol contra", pontuou.

Competência

Durante a solenidade, o governador Marcelo Déda agradeceu a dedicação do ex-secretário Antônio Carlos. "Ele nunca lutou para assumir o cargo, aceitou meu convite e ofereceu sua contribuição, cumpriu sua tarefa. Ele manifestou desejo de voltar ao seio de sua família que vive em São Paulo e acho que o secretário Antônio Carlos tem sua participação na saúde marcada pela dedicação e pela seriedade, sou muito grato pelo esforço que ele emprestou a essa tarefa", revelou.

Enfatizando que Silvio Santos reúne a sensibilidade política com a competência técnica, Déda afirmou que a nomeação do novo secretário significa o início de uma nova fase na administração da secretaria de Saúde. Para o governador, o foco da gestão deve estar voltado para a melhoria da resolutividade no interior do Estado, evitando a sobrecarga do atendimento em Aracaju.

"Suas tarefas são colocar em funcionamento a rede hospitalar, as unidades que ainda não foram concluídas no interior, com prioridade absoluta ao bom funcionamento do Huse, buscando regularizar todos os procedimentos, especialmente aqueles pertinentes ao abastecimento e a logística daquele centro de saúde e continuar o processo de entendimento e de apoio aos municípios sergipanos, tanto na atenção hospitalar, quanto na atenção básica, objetivando melhorar a qualidade da saúde oferecida e reduzir a demanda pelo sistema hospitalar", disse o governador.

Trajetória

Natural de Capela, Silvio Alves dos Santos iniciou sua militância política no movimento sindical, foi dirigente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, dirigente da Confederação Nacional dos Bancários, da CUT em Sergipe, do PT Nacional, presidente do PT em Aracaju e em Sergipe. Ocupou ainda os cargos de coordenador do Orçamento Participativo no primeiro governo de Marcelo Déda, em Aracaju, e foi Secretário Nacional de Articulação Social no primeiro governo do presidente Lula.

Vice-prefeito de Aracaju, foi eleito pelo PT em 2008, ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira. Atuou como presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, foi secretário municipal de Governo, de Planejamento e secretário municipal de Saúde. Pai de cinco filhos (Silvio, Carolina, Mariana, Caio e Marco Antônio), é casado com a fotógrafa Janaína Santos.