Escolas desenvolvem ações de preservação ambiental

Educação
05/06/2012 15h31
Início > Notícias > Escolas desenvolvem ações de preservação ambiental

Nesta terça-feira, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A  temática da conscientização ambiental é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Em diversas escolas da rede municipal de ensino são desenvolvidas ações que visam reduzir os danos causados ao meio ambiente. Por meio de projetos pedagógicos, os estudantes têm a oportunidade de aprender técnicas para uma convivência mais equilibrada, tornando-se cidadãos mais conscientes e preocupados com a sustentabilidade do planeta.  

Técnicas de reciclagem, reutilização de materiais, coleta seletiva, além de caminhadas, palestras, oficinas, organização de hortas e plantio de mudas, são exemplos de algumas ações de preservação ambiental que a Secretaria Municipal de Educação realiza nas unidades de ensino.  

"O objetivo é estimular as discussões sobre meio ambiente em cada unidade de ensino, fomentando ações que gerem mudanças positivas", explica a coordenadora de Projetos Socioeducativos da Semed, Valdinete Paes.

"Vale ressaltar que a preservação ambiental é discutida nas escolas através da execução de projetos pedagógicos. Isto quer dizer que a questão ambiental é lembrada constantemente, seja no conteúdo aplicado em sala de aula ou mesmo nas iniciativas que abrangem a comunidade na qual está inserida a escola", acrescenta Valdinete.

Instituição da data

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.