Unidade de Saúde ajuda na preservação do meio ambiente

Saúde
05/06/2012 15h00
Início > Notícias > Unidade de Saúde ajuda na preservação do meio ambiente

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju destaca trabalhos desenvolvidos pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), nessa área.  Um exemplo da luta em defesa do meio ambiente promovida pela USF Manoel de Souza Pereira, localizada no bairro Jabotiana.

Os profissionais de Saúde e lideranças da comunidade vêm nos últimos 10 anos realizando ações sócio-educativas intersetoriais, para preservar o meio ambiente local. “Das ações na localidade, é possível perceber os avanços como a diminuição de lixo nas ruas, uma maior adesão ao lixo seletivo e a participação da população no plantio de novas árvores”, destaca a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira. 

Caminhada ecológica

Para preservar o meio ambiente, a unidade e a comunidade realizam anualmente, há 10 anos, a tradicional caminhada Construindo uma Jabotiana Saudável. A caminhada faz parte das várias ações realizadas durante o ano do projeto que leva o nome da própria caminhada.

O bairro Jabotiana abrange os conjuntos Sol Nascente, JK, Santa Lúcia e a micro área denominada de Estrada da Jabotiana. O Jabotiana é uma região de manguezais, cortada pelo rio Poxim e tida como um das maiores áreas verdes de Aracaju.

Das ações socioeducativas para estimular a comunidade a preservar o meio ambiente, as equipes de Saúde da USF Manoel de Souza Pereira contam com a parceria da comunidade. “Dos parceiros a unidade conta com a Associação de Moradores, Conselho Local de Saúde, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), escolas públicas e particulares e envolvimento de lideranças comunitárias e do comércio local”, destaca a gerente da unidade, Carine Garrido.

Desafios

A veterana assistente social da unidade Neire Déda fala dos motivos que levaram a unidade a atuar mais diretamente com a preservação do meio ambiente. “Atuamos em respostas aos desafios ambientais. Parte significativa das doenças é ocasionada justamente por condições inadequadas e pela forma equivocada do homem se relacionar com o meio ambiente”, justifica.

Segundo Néire Déda, a unidade ao desencadear ações relacionadas às questões ambientais conseguiu minimizar problemas de saúde. Ela afirma que uma das conquistas mais importante foi a mobilização dos moradores para contribuir com a limpeza do canal do bairro Jabotiana.

A assistente social ressalta que a comunidade já está mais consciente e sente os benefícios do projeto.  “Hoje, já podemos perceber avanços como as melhorias de indicadores de saúde, em relação às doenças de veiculação ambiental, como os problemas de pele, respiratório, dengue e outras; diminuição de lixo nas ruas, maior adesão a coleta seletiva e participação da comunidade nas atividade de plantio de árvores durante a caminhada ecológica”, enumera Néire Déda.

Para conquistar os moradores à causa, a unidade realiza ações como palestras e encenações sobre a questão ambiental, nas escolas públicas e particulares e na sala de espera da USF.

Plantas Medicinais

A USF Manuel de Souza Pereira também estimula a comunidade a utilizar a fitoterapia, remédios naturais a partir de planta medicinais. A enfermeira sanitarista Irene de Deus conta que no herbário da Unidade é cultivado 26 espécies de plantas medicinais, que auxiliam no tratamento dos pacientes, quando se identificam com as ervas medicinais. Para Irene, a fitoterapia é também uma forma da unidade resgatar, valorizar e divulgar a cultura popular.