Mais do que uma data representativa, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data oportuna. É o momento em que o calendário fornece a chance de cada um deixar sua parcela de contribuição e conscientização, a fim de que ela venha a se tornar diária ao invés de anual. Para celebrar a ocasião, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), desenvolveu ao longo desta terça-feira, 5, ações visando mobilizar, estimular e sensibilizar a população em defesa do ecossistema.
Segundo o presidente da Emsurb, Fábio Silva, o dia marca a importância da participação do cidadão nos serviços municipais. "Principalmente nos serviços de limpeza, pois estes são ligados diretamente a manutenção do meio ambiente", destaca.
A coordenadora da assessoria técnica da Emsurb, Adenilde Gama, explicou o planejamento da programação idealizada para o Dia Mundial do Meio Ambiente. "Estamos iniciando hoje a limpeza de cinco áreas de manguezais e durante a semana faremos o restante em todos que existem em Aracaju. A iniciativa vem conscientizar que não se deve jogar resíduos nos mangues, mas sim identificar os locais adequados para o descarte. Hoje, um dos maiores problemas do município é o resto de material de construção descartado irregularmente em terrenos, mangues e outras áreas da capital", afirmou.
Foi pensando no fortalecimento da consciência e educação ambiental que 50 agentes ambientais circularam pelas comunidades próximas à avenida ao longo do dia, realizando a entrega de material educativo e cartilhas informativas aos moradores. Os educadores visitaram as residências e estabelecimentos comerciais com o objetivo de ressaltar a importância da preservação ambiental e dos mangues, assim como dos benefícios da coleta domiciliar e sobre o descarte indevido de resíduos na natureza.
Na visão do aposentado Jairo da Silva Medeiros, morador da localidade há 20 anos, os serviços promovidos ao longo dos anos naquela região possibilitaram evidentes melhorias tanto na saúde pública quanto no tráfego diário dos cidadãos. "Depois que fizeram essa avenida, melhorou muito o visual em relação ao que era anteriormente. A limpeza do mangue só colabora nesse trabalho, porque melhora o visual do bairro, valoriza as casas, evita doenças e também a poluição ambiental", comentou.
Ações em diferentes áreas
O gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Roberto Gomez, explicou que para o mangue da av. Desembargador Antônio Góes foram destinados 60 agentes de limpeza, acompanhados de cinco caçambas. "Ao longo da semana, começaremos o restante dos locais que estão previstos na programação. No manguezal da avenida 13 de Julho, do bairro Industrial e do Loteamento Tramandaí, cada um dos locais terá uma equipe de 12 funcionários acompanhada de uma caçamba", detalhou.
Outras áreas que receberão os serviços em alusão à data comemorativa são, dentre outras, o mangue dos bairros Jabotiana, Soledade, Coqueiral, Japãozinho e Loteamento Pousada Verde. Quando necessária, uma retroescavadeira também será utilizada para a remoção e recolhimento dos entulhos. "Já para a limpeza do mangue da avenida Beira-Mar, serão 24 agentes e duas caçambas", completou Roberto.
Além da limpeza dos mangues, a Emsurb realizou a distribuição e o plantio de 400 mudas de árvores ao longo da avenida, entre espécies de ipê roxo, jaca, pitanga e caju. "Gostei do plantio que estão realizando principalmente porque faço caminhada toda manhã e as árvores vão melhorar o sombreamento e o aspecto da avenida", afirmou seu Jairo, enquanto sua neta observava os artigos produzidos pela Brinquedoteca, onde se confeccionam brinquedos (como carrinhos, ioiôs, vai-e-vem, boliche, jogo das argolas e damas, dentre outros) a partir de material reciclável.
Outra atividade promovida na av. Desembargador Antônio Góes para comemorar o Dia do Meio Ambiente foi a Oficina de Papel desenvolvida pela Emsurb. "Nosso trabalho é transformar jornais e revistas que são doados em algum material útil, resistente e com durabilidade. Nós fazemos bolsas, cintos, vasos, cestos, bandejas, diferentes utensílios de decoração. A gente vai a colégios, instituições, centros de apoio, ou a qualquer lugar que nos convide para apresentar nossas atividades multiplicadoras", relatou a servidora Elizabeth de Sá, que há 10 anos está integrada à Oficina de Papel e ainda assim é o membro mais recente dentre a equipe ligada ao projeto reciclável.