XI Fórum de Forró de Aracaju é aberto

Funcaju
06/06/2012 09h15
Início > Noticias > 51017

A noite desta terça-feira, 5, quando foi aberto o XI Fórum de Forró, foi cheia de emoção com as lembranças de Luiz Gonzaga. Realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), o evento lotou as 850 cadeiras do recém-restaurado Teatro Atheneu de artistas, pesquisadores e da sociedade em geral, que foram conferir homenagem prestada este ano ao centenário do Rei do Baião.

Aberto oficialmente pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ao lado de demais autoridades municipais e estaduais, o XI Fórum de Forró contou, em sua primeira noite, com a presença de grandes nomes do ritmo mais tradicional do Nordeste, como Alcymar Monteiro, Genival Lacerda, Trio Nordestino, Geraldinho Lins e Targino Gondim, além de pesquisadores como Paulo Vanderley, dono do site mais completo a respeito de Gonzagão.

Em seu discurso inicial, o prefeito Edvaldo Nogueira revelou já ter tido "a honra e o orgulho de ver artistas como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro tocando em minha cidade". E, depois de agradecer a participação de políticos e de artistas sergipanos presentes no Fórum, finalizou declarando gratidão ao homenageado. "Se a música nordestina ganhou status e se espalhou pelo país e pelo mundo a fora, devemos isso a Luiz Gonzaga".

Organização

Sob responsabilidade da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) há 11 anos, a XI edição do Fórum de Forró bateu recorde de público. Com muita qualidade, seja no conteúdo, seja nas atrações, o evento abre, de forma enriquecedora e contagiante, o Forró Caju 2012 e as comemorações juninas em toda a cidade.

"O resultado desse Fórum não podia ser outro senão sucesso. Estamos no mais antigo espaço cênico do Estado, recém-restaurado, o homenageado, que é nada mais nada menos que o Rei do Baião, a presença dos artistas, que aceitaram o convite de vir a Aracaju e falar sobre Luiz Gonzaga de coração aberto e do público sergipano, que é muito interessado e devoto do forró, revelam a credibilidade da Fundação e do  homenageado deste ano", diz Waldoilson Leite, presidente da Funcaju.

Para o idealizador do Fórum de Forró, Paulo Correia, a edição deste ano já era bastante aguardada. "O Fórum do ano passado mal acabou e já estávamos pensando na edição deste ano, quando Gonzagão completaria 100 anos de vida. Assim, buscamos trazer artistas que conheceram, admiram e que trazem influências desse ícone em seus trabalhos. Infelizmente, por problemas de agenda, Dominguinhos, que esteve ao lado de Luiz Gonzaga quase por sua vida toda, não pode vir, mas amanhã conversaremos, além dos diversos convidados, com João Silva, grande parceiro de composição do nosso homenageado", comenta.

Artistas e Convidados

Com 20 anos de carreira, o pernambucano Geraldinho Lins, vem ganhando cada vez mais destaque no forró em todo o Brasil. "Fiquei muito feliz em receber o convite para estar mais uma vez em Aracaju e para participar de um evento tão enriquecedor como esse, principalmente depois que fiquei sabendo das personalidades que estariam ao meu lado. Eu costumo dizer que conheço Luiz Gonzaga como a maioria dos nordestinos, naturalmente, de ouvir em cada esquina, nas festas e em casa, então para mim vai ser uma honra falar desse homem e da importância que ele teve não só para o meu trabalho, mas para o forró como MPB", disse.

Já o mais velho e irreverente representante do forró presente no Fórum, Genival Lacerda, também participou da noite de homenagens. "Eu tenho 81 anos de idade e 61 de carreira. Não se isso é bom ou se ruim, mas eu sou o mais velho dessa turma toda daqui. Fui padrinho de casamento de Dominguinhos ao lado de Luiz Gonzaga. Então, histórias desse velho, que com certeza está num bom lugar, eu tenho muitas para contar", brinca Genival.

Com uma palestra, em que apresentou, além de seu site, algumas histórias desconhecidas, vídeos e curiosidades a respeito de Gonzagão, Paulo Vanderley trouxe à memória de todos a personalidade e a vida simples do homenageado. Logo em seguida, foi dado espaço para que todos os convidados pudessem dar um depoimento sobre a influência de Luiz Gonzaga em suas carreiras. "O Fórum deste ano está espetacular. Eu frequento há quatro anos esse evento e o vejo como um incentivo às novas gerações do forró", diz o zabumbeiro Gilmar Rodrigues

Quem também participou do evento foram os artistas e forrozeiros locais, como Erivaldo de Carira e o Grupo de Dança Peneirou Xerém. "A gente recebeu o convite da Funcaju para participar e viemos com muita alegria. A gente sempre vem. Ainda mais quando o homenageado é o músico que é a base das nossas apresentações. Inclusive esse ano ano a camisa e os vestidos que nós vamos usar tem estampado o rosto de Luiz Gonzaga", revela Dona Junquilha de Menezes, de 74 anos, integrante do grupo.

A noite foi finalizada com apresentações musicais de todos os músicos convidados, que cantaram e tocaram grandes sucessos do inesquecível Rei do Baião.

Presenças

Marcaram presença na primeira noite do XI Fórum de Forró de Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira; o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite; a Secretária de Cultura do Estado, Eloísa Galdino; o presidente da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento; o vereador Dr. Gonzaga; a vereadora Miriam Ribeiro; o ator e humorista João Cláudio Moreno; o compositor João Silva e os artistas sergipanos Erivaldo de Carira, Joseane, representando seu pai, Josa; o Grupo Peneirou Xerém, entre outros.