Educadores que atuam nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da rede municipal de Aracaju participam de ciclo de oficinas sobre a construção de objetos com sucata como ferramenta pedagógica. O encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) até a próxima quarta-feira, 13.
O uso de material reciclável na construção de jogos e brinquedos em sala de aula permite a criança desenvolver sua criatividade, coordenação motora, imaginação e o senso estético, além de resgatar a importância do próprio brinquedo e de trabalhar a preservação do meio-ambiente, por meio do reaproveitamento do lixo seco.
As aulas acontecem no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos e estão sendo ministradas pela técnica da Semed, Rosa Cristina Leite Ettinger. Na programação, atividades como confecção de fantoches, bonecas de vara e máscaras, além de dinâmica de descontração, roda de conversa e construção de atividades significativas usando material de sucata.
“Ao produzir seu próprio brinquedo, a criança aprende a trabalhar e a transformar materiais cujo destino era o lixo, preservando assim, o meio ambiente da poluição. Vale ressaltar também, que o valor afetivo dispensado ao objeto fabricado pela criança, constitui-se numa outra característica importante, já que dificilmente ela se desfaz daquilo que construiu, tratando-o com muito zelo e carinho, atitudes essenciais na formação da personalidade”, afirma a professora Rosa Cristina.
"É importante participar de atividades dessa natureza e incentivar esse trabalho em sala de aula. Meus alunos vão adorar", afirma a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Paulo, no bairro Santa Maria, Graciane Rodrigues.
“O professor tem que ter criatividade e intencionalidade. Instigar os alunos para construir objetos com sucatas a partir de temas fundamentais como os direitos das crianças. Hoje, pegamos artigos do ECA e construímos diversos brinquedos”, ressalta a professora Rosa.