Campanha estimula o uso do preservativo

Saúde
11/06/2012 15h34
Início > Noticias > 51074

Com o tema ‘Camisinha pra chamegar seguro” campanha promovida pela Prefeitura de Aracaju por meio do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais estimula o uso do preservativo. Iniciada na véspera do Dia dos Namorados e a poucos dias dos festejos do Forró Caju 2012, a ação instalou painéis com mensagens de prevenção (busdoor) em 10 ônibus coletivos que estão circulando em linhas que abrangem tanto a Zona Norte como a Zona Sul da cidade.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Darcy Rocha, a iniciativa sensibiliza a população para um cuidado fundamental. “As pessoas precisam saber que camisinha continua sendo o método mais simples, seguro e eficaz de proteger contra Aids, Sífilis, Hepatites e outras doenças. Usar o preservativo, além de um cuidado com a própria saúde também é uma maneira de preservar o bem-estar do parceiro ou da pessoa amada”, enaltece.

Dados do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) às Pessoas com Aids da Prefeitura Municipal de Aracaju, indicam que hoje existem 2.140 pessoas em tratamento, destas 1.920 são adultos, 165 crianças expostas, 46 crianças com Aids e nove com HIV.

Prevenção e testagem

Em todas as unidades de saúde de Aracaju a população pode retirar gratuitamente preservativos e outros insumos de prevenção como panfletos informativos. Até abril de 2012, foram mais de 757.336 camisinhas masculinas distribuídas no município e em 2011 foram 1.892.713.

“Devemos chamar a atenção das pessoas para a importância de se fazer a testagem do vírus HIV. Aqui em Aracaju o exame para HIV é gratuito, não precisa agendar. O exame é realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)”, destaca Darcy Rocha. O CTA fica na rua Bahia (s/n) no prédio do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Além dos exames para diagnosticar HIV, o CTA também faz o diagnóstico de Hepatite e Sífilis.