A melhoria do aspecto de um espaço público é essencial para prestigiar não apenas turistas e visitantes, mas principalmente os consumidores locais que circulam diariamente pela cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está realizando uma pintura nos mercados centrais Albano Franco, Antônio Franco e Thales Ferraz.
No entanto, assim como a estética do local, sua parte estrutural também está sendo prestigiada por meio de reformas, revestimentos e as devidas manutenções necessárias para cada espaço. "A previsão é de que a pintura da área externa dos mercados centrais termine antes do início do Forró Caju", explicou a gerente de Abastecimento da Emsurb, Silvana Gomes. "Já na parte interna, mesmo depois do evento os trabalhos irão continuar, já que o espaço dos mercados é amplo e demanda um tempo maior para que seja finalizado", completou Silvana.
De maneira específica, o mercado Albano Franco teve a reforma no banheiro superior concluída, enquanto a cobertura do piso superior do mercado Antônio Franco foi renovada. Além dos centrais, o mercado setorial Roberto Silveira, localizado no bairro América, também foi beneficiado com a construção de um novo apoio, revitalização do telhado e o revestimento nas paredes internas.
Já no Centro de Artesanato Chica Chaves, além do telhado, os serviços de manutenção foram direcionados para a parte de iluminação. Situado na av. General Calazans, na Orlinha do bairro Industrial, o Centro produz materiais tipicamente nordestinos, como pinturas, roupas, peças feitas de crochê, bordados e rendas, além de objetos produzidos com conchas, cerâmica e fibra de coco.
Limpeza
Além dos serviços de manutenção, os mercados municipais recebem limpeza diária e, inclusive, lavagem. "O mercado Albano Franco, por exemplo, recebe a lavagem todos os dias e o reforço na limpeza é feito aos domingos. Importante frisar que a limpeza nas áreas do mercados só é válida com a cooperação dos comerciantes e frequentadores", diz Silvana.