A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta segunda-feira, 11, o Arraiá dos Fogueteiros. O evento aconteceu na Unidade de Saúde da Família Oswaldo de Souza, no Getúlio Vargas, e teve como objetivo alertar a comunidade, sobretudo a população assistida pelo Bolsa Família, para os cuidados com fogos de artifícios no período junino.
O Arraiá dos Fogueteiros teve início às 14h30 com o coral ‘Cantando para a vida'. O grupo, que é formado por idosos diabéticos e hipertensos da comunidade, animou o público com canções que já viraram tradição nos festejos juninos, como: 'Eu só quero um Xodó', ‘Que nem jiló', ‘Paraíba masculina', entre outras.
Em seguida, a médica e organizadora do evento, Shirlei Moura, deu início à palestra explicando à população como prevenir acidentes com fogos de artifício, bem como tratar as queimaduras de maneira correta. "A gravidade da queimadura costuma ser maior na região genital, nos membros inferiores e superiores, e no toráx", explica Shirlei Moura. "As crianças geralmente são as principais vítimas dos acidentes, por terem maior curiosidade com os fogos", alerta a médica.
"Eu sempre costumo vir para as palestras da Oswaldo de Souza e aprendo bastante. Eu tenho netos em casa e agora já sei o que fazer se acontecer alguma queimadura", declara a dona de casa Gilvanete de Araújo. A mesma opinião tem a cozinheira Suzana Pereira, que esteve presente com o filho João Gabriel, de 4 anos, o evento é importante para as mães perceberem os perigos dos fogos de artifício no São João.
Além de conscientizar a população, o Arraiá dos Fogueteiros tem como objetivo integrar a comunidade entre si e com a equipe de saúde como também diverti-los.