Provinha Brasil avalia nível de alfabetização no município

Educação
12/06/2012 11h16
Início > Notícias > Provinha Brasil avalia nível de alfabetização no município

Alunos de 44 escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Aracaju participam nesta terça, 12, e na quarta-feira, 13, da aplicação da Provinha Brasil 2012 (avaliação de entrada). Os estudantes responderão às questões de leitura e matemática, que irão fornecer um diagnóstico da situação atual de aprendizagem.

As provas são enviadas pelo Ministério da Educação (MEC) e a aplicação é gerenciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). No turno da manhã, as provas estão sendo aplicadas a partir das 7h30. Já à tarde, às 13h30.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo oferecer a toda equipe escolar um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os educadores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, como estabelecido pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

De acordo com o secretário-adjunto de Educação do município, professor José Franco, com os resultados da avaliação é possível realizar um diagnóstico sobre o nível de aprendizagem dos alunos em dois momentos decisivos: o de entrada e de saída na série. "Com a avaliação de entrada, a Semed se propõe a repensar a atuação de gestores e professores das escolas e ampliar as chances de aprendizado dos alunos", declarou.

A estudante da Emef Anísio Teixeira, no bairro Atalaia, Yunar Cândida, de 8 anos, avaliou como fácil a prova. “Não achei difícil não. Eu sabia a maioria das questões!” disse a aluna.

A família pode ajudar na preparação para a Provinha, mesmo cabendo à escola a sistematização do conhecimento. Algumas formas de participação familiar que podem ajudar no desempenho do aluno na escola são: participar das reuniões e verificar o caderno da criança diariamente; conversar com o aluno sobre os textos que são lidos na sala de aula; falar sobre o cotidiano (o que foi ensinado naquele dia, como são os colegas de sala e o que acontece no recreio são algumas formas de começar) e incentivar o estudo (cada avanço da criança, como a descoberta de uma nova letra, deve ser comemorado).