Pagar promessas, agradecer graças alcançadas, fazer pedidos ou simplesmente prestar homenagens ao santo casamenteiro. Foi com esse objetivo que milhares de fiéis se reuniram na noite da última quarta-feira, 13, para acompanhar a missa celebrada por Dom José palmeira Lessa e a procissão em homenagem a Santo Antônio.
Devoto, o prefeito Edvaldo Nogueira, que segue o cortejo desde quando veio morar em Aracaju há mais de 30 anos, falou sobre a forte ligação entre o santo e a cidade de Aracaju. "O primeiro nome da nossa cidade era povoado de Santo Antônio. Foi aqui que a cidade nasceu, foi nessa região que estavam os primeiros habitantes, então ele é um símbolo da fundação de Aracaju", destacou.
O prefeito disse ainda que o santo é uma espécie de padroeiro da cidade. "Aracaju tem uma padroeira, que é Nossa Senhora da Conceição, mas Santo Antônio é também uma espécie de padroeiro da nossa cidade, é uma referência, pois foi sob a proteção de Santo Antônio que Aracaju se desenvolveu", pontuou o chefe do executivo, dizendo ainda que esse é um momento de pedir paz, saúde e felicidade para todos os que vivem na capital sergipana.
Agradecimentos
Usando vestimentas similares ao do santo, o pequeno Luciano Antonio, 3, cujo segundo nome lhe foi dado em homenagem a Santo Antônio, ainda não entende os motivos pelos quais acompanhará a trezena ao lado de seus pais, mas a sua mãe, Hosana Lima Santos, sabe da importância da homenagem que irão prestar àquele que também é conhecido como ‘padroeiro dos pobres'.
"Estamos aqui hoje para agradecer pela vida do meu filho. De repente surgiu um tumor na garganta dele. Pedi a Santo Antônio que intercedesse e, da mesma forma que o tumor apareceu, ele desapareceu", disse emocionada.
A funcionária pública Maria Núbia foi até a colina acompanhada de seu marido, José Roberto, e dos filhos, Camile Roberta e José Roberto. Todos vestidos de branco, acompanharam a procissão e agradecer por mais um ano de bênçãos em suas vidas.
"Eu e meu marido somos moradores do bairro desde muito jovens e estamos completando 38 anos de casados sob as bênçãos de Santo Antônio. Todos os anos a nossa família vem agradecer e renovar a nossa fé", frisou Maria Núbia.
Santo Antônio
Santo Antônio é o santo mais popular do Brasil. Ele é conhecido por ser o padroeiro dos pobres, santo casamenteiro, e na fé popular é sempre invocado para se achar objetos perdidos. O frade franciscano Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses, tendo sido contemporâneo de São Francisco de Assis. Morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua.
No dia 13 de junho é celebrada a sua memória. Santo Antônio foi doutor da Igreja Católica, levou uma vida itinerante na santa pobreza, mas seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho. Santo Antônio serviu sua família Franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na ordem, isto até morrer com 36 anos. (Fonte: site cancaonova.com).
Presenças
Também acompanharam a procissão de Santo Antônio o governador de Sergipe, Marcelo Dèda; o vice-governador, Jackson Barreto de Lima; o deputado Federal Valadares Filho; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emannuel Nascimento; os vereadores Danilo Segundo, Karla Trindade e Robson Viana; os secretários municipais Bosco Rolemberg (Assistência Social); Dulcival Santana (Planejamento); Josevanda Franco (Educação); Rômulo Rodrigues (Participação Popular); Antônio Fernando Nunes(Transportes eTrânsito).