Durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) está realizando o Curso de Formação Inicial para os Educadores do Projovem Urbano. A capacitação é destinada aos professores aprovados na última seleção, ocorrida no dia 20 do mês passado.
Os encontros, que iniciaram na última segunda-feira, 11, e seguem até sábado, 16, contam com a participação de 50 professores e têm como objetivo apresentar o funcionamento do Projovem Urbano para os novos profissionais da rede municipal de ensino. “O curso de formação inicial é muito importante, pois é neste momento que apresentamos o programa através de vídeos, palestras. Debatemos também a respeito da metodologia de ensino, que é aplicada sobre o planejamento das atividades. O nosso objetivo é fazer com que essa edição do Projovem atinja os objetivos assim como tem atingindo nos anos anteriores e que os mais de 1.050 alunos possam desfrutar de todo aprendizado que será oferecido a eles”, ressalta Júnior Trindade, coordenador-geral do Projovem.
A Secretaria Municipal de Educação, Josevanda Franco, também participa do curso de formação e destaca a importância do Projovem Urbano para o município de Aracaju. “O Projovem é um programa que demonstra que é possível fazer diferente, que é possível voltar à escola. Esse projeto deve ser abraçado por todos, não só por nós da educação, mas por toda a sociedade, porque a oportunidade que é dada aos alunos desse programa é uma coisa única na vida deles. Meu conselho aos professores é que eles abracem essa causa e se entreguem de corpo e alma”, destacou Josevanda Franco.
As aulas do Projovem iniciarão na próxima segunda-feira, 18. O Programa Nacional de Inclusão de Jovens é constituído por ciclos de três meses cada. Ao todo, o curso tem 2.000 horas de duração, distribuídas em 18 meses. Além da conclusão do Ensino Fundamental, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã, é concedido um benefício mensal para os alunos que cumprem todos os requisitos de frequência, com o mínimo de 75% de comparecimento e desempenho na elaboração de trabalhos.