Cras Pedro Averan realiza genuína festa de São João

Família e Assistência Social
14/06/2012 14h41
Início > Noticias > 51124

O exemplo da mais pura cultura junina pode ser conferido na manhã desta quinta-feira, 14, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedro Averan, no bairro Industrial. O clima junino podia ser sentido desde a entrada da unidade, onde se via um espantalho em forma de boneco, anunciando a festa que contou com a participação dos educandos do Peti e Projovem com suas famílias.

Na entrada do Cras, uma mesa expunha e difundia a cultura nordestina do ciclo junino. Sobre a mesa, peças como candeeiro, chapéu de palha, panelas de barro e comidas típicas, a exemplo do mungunzá, bolo de macaxeira, pipoca, milho, amendoim e outros alimentos que compõem a culinária junina. A Literatura de Cordel não foi esquecida. Diversos livretos revelando o saber popular contado em prosas e versos também fizeram parte do ambiente.

A programação do evento primou pela preservação e difusão da tradicional cultura junina junto aos jovens educandos do Cras. A festa teve início com a apresentação do coral junino do Peti. Os 20 garotos do serviço no horário do manhã interpretaram a música  de Gilberto Gil, 'Esperando na janela'. A apresentação, que foi bastante harmoniosa e arrancou palmas da plateia, foi acompanhada pela apresentação de dança de Ane Caroline Vieira e Yuri Andrade, alunos do Peti.

Na sequência, quatro membros do Projovem apresentaram um trecho da peça de Ariano Suassuna, 'O Auto da compadecida'. A cena escolhida foi a traição da personagem 'Dorinha'. Outro grupo formado por seis garotos do Projovem coreografaram a música 'Bate coração'. Segundo o professor de Dança, Adelmo Cordeiro, a apresentação musical reuniu forró pé de serra e dança contemporânea.    

Inclusão social

A dança serviu também para promover inclusão. Entre os dançarinos estava o garoto Wenderson da Silva Santos, 17 anos, que tem deficiência mental. "Além das conversas que tivemos com o grupo sobre a música e seu valor na cultura brasileira, do laboratório corporal dentro do significado da música, trabalhamos a inclusão do aluno Wenderson. Ele foi acolhido pelo grupo e conseguiu, no seu tempo, desempenhar bem a sua parte na coreografia", destacou o professor Adelmo Correia.

"Foi muito bom dançar. Ensaiei os passos em casa, sozinho, e aprendi a dança", disse o garoto, informando que não sentiu grandes dificuldades para aprender a coreografia. Ele é educando do Projovem e frequenta o Cras diariamente, segundo salientou a coordenadora da unidade de Assistência Social, Marilene Almeida Rosendo Paes.

Outras atrações

A festa continou até o final da manhã, com a realização de quebra-pote, sorteio de balaio e muito forró. "Não podemos fazer uma festa de São João sem buscar resgatar os valores culturais do cilco junino. Nossas crianças e adolescentes adoraram participar das atividades, de modo que esta festa foi construída a partir da somação de esforços da equipe de profissionais do Cras e educandos", enfatizou Marilene Almeida Paes.

São João nos Cras

Durante este mês de junho, todos os 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão realizando os seus festejos juninos.  A festa já aconteceu no Cras Terezinha Meira e nos grupos de idosos do Sol Nascente e do São Conrado. Na tarde de hoje será a vez do Cras Benjamim Alves de Carvalho e nesta sexta-feira, 15, na unidade do Santa Maria.