Para garantir a segurança e a tranquilidade, principalmente no período de chuvas, dos moradores que residem nas encostas dos bairros da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está iniciando a construção de contenções de encostas em seis localidades: duas no bairro Soledade, uma no Santo Antônio, uma no bairro América, uma no Cidade Nova e uma no Olaria.
As obras, que já receberam a ordem de serviço para início das etapas, deverão ser concluídas em até 150 dias. Fruto de uma parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, a iniciativa representa um investimento de cerca de 5,2 milhões. A expectativa da administração municipal é de que as obras levem conforto e melhorias na qualidade de vida para quem reside nessas áreas de risco da cidade, a exemplo do que ocorreu na encosta da avenida José da Silva Ribeiro, no bairro América.
No bairro América, zona norte da capital, antigamente a população vivia aflita com a possibilidade de desabamento, uma realidade que foi transformada pela Prefeitura de Aracaju. As obras de contenção de encosta alteraram a paisagem do bairro, contribuindo para a elevação da autoestima dos moradores, que passaram a ter mais orgulho do local onde vivem.
Planejamento
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, as obras de contenção de encostas estão sendo feitas com o máximo de cuidado e segurança, pois a capital vem passando por um período de chuvas muito intensas. "Todas as obras já receberam a ordem de serviço para início das etapas. Estamos começando as etapas de limpeza da área com cautela para não desestabilizar as encostas, já que têm ocorrido chuvas intermitentes na capital", destacou o engenheiro.