Semed apresenta formatação do Programa Paz na Escola

Educação
15/06/2012 15h28
Início > Noticias > 51144

Dando continuidade ao processo de implantação da Comissão de Enfrentamento à Violência Infantojuvenil da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 15, uma reunião para traçar novas diretrizes sobre as políticas permanentes de combate à violência contras as crianças e os adolescentes. O objetivo foi discutir e apontar medidas para o combate à violência nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Aracaju.

O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de diversos representantes da área educacional. Na oportunidade, a secretaria de Educação, Josevanda Franco, apresentou a formatação do programa Paz na Escola. O programa compreenderá quatro eixos: proteção aos direitos, cultura e arte, esportes e capacitação; e tem como finalidade reforçar o papel da escola no processo de fortalecimento das relações sociais, aprimorar os conhecimentos que envolvem a defesa dos direitos das crianças e jovens, além de oportunizar experiências de atividades integradas e socializadoras.

“O objetivo do programa é distanciar as unidades públicas de ensino da situação de vulnerabilidade, a fim de proporcionar melhores condições de aprendizagem para crianças e adolescentes. Agora que estamos integrando a comissão, o nosso propósito é contribuir com a efetivação das ações de enfretamento da violência e envolver todas as comunidades escolares nesse processo", garantiu a secretária de Educação, Josevanda Franco.

A ação conjunta conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do Sest/Senat, Instituto Recriando, a Federação dos Bandeirantes do Brasil, o Centro de Artes e Comunicação da Semed e o Sistema de Aviso Legal por Violência e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente (Salve), o qual a secretária Josevanda Franco também faz parte.

Atuação

Inicialmente as ações se concentrarão em quatro escolas: Emef Profª Maria Thétis Nunes, no bairro América; Emef Laonte Gama, no Conj Padre Pedro; Emef Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio; Emef OviêdoTeixeira, no bairro Olaria/Loteamento São Carlos. Outras unidades de ensino também serão contempladas. Ao todo, mais de 27 mil alunos serão beneficiados.

Combate à violência contra a Criança e o Adolescente

Defender os direitos das crianças e dos adolescentes tem sido uma das principais marcas da Secretaria Municipal de Educação. Além dessa comissão que está se formando e será um grande trabalho em defesa dos estudantes da rede municipal, no dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma grande mobilização em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com o tema “Faça Bonito” além da exibição de filmes e debates, centenas de estudantes, coordenadores e professores participaram de uma caminhada pelas principais ruas do Centro de Aracaju para chamar à atenção da população para esse grande problema da sociedade.