Saúde promove o São João dos Grupos de Convivência

Saúde
15/06/2012 18h25
Início > Noticias > 51151

Hoje é Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju celebrou com uma festa junina no Continguiba Esporte Clube. Cerca de 400 usuários das Unidades de Saúde da Família (USF) e integrantes de grupos de convivência de hipertensos, diabéticos e da terceira idade compareceram a folia.

O evento reforçou a importância da atuação do poder público em atividades de promoção a saúde da pessoa idosa e de estímulo ao cumprimento do Estatuto do Idoso.  Em Aracaju estima-se que hoje existem 44 mil idosos. A SMS por meio de programas da Rede de Atenção Primária, do Núcleo de Prevenção a Violências e Acidentes (Nupeva), da Coordenação de Serviço Social e iniciativas como o Programa Academia da Cidade, mantém atividades em beneficio da terceira idade. Além do atendimento prioritário nas Unidades de Saúde da Família (USF) e de 14 grupos de convivência, a população idosa tem acesso gratuito a aulas de caminhada, ioga, passeios e atividades de lazer.

“São ações que revelam o compromisso da Prefeitura Municipal de Aracaju com o bem-estar daqueles que durante muito tempo cuidaram de nós e têm direito a saúde e a uma vida repleta de amor e realizações. Os resultados de cada iniciativa da Saúde já são evidentes na vida de cada usuário que passa a ter uma vida social ativa, ao se cuidar melhor, a prevenir e tratar enfermidades como depressão, diabetes, hipertensão e sedentarismo”, enalteceu a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

Salve o idoso: disque 100

Durante a cerimônia de abertura do encontro, Maria Pereira, integrante do Grupo de Convivência da USF Edésio Vieira de Melo, emocionou a todos com a leitura de um texto sobre a violência contra o idoso. “Vamos denunciar para que nenhuma pessoa sofra sozinha isolada em casa, sendo vitima de maus tratos físicos ou psicológicos”, disse ela ao divulgar o número telefônico 100 que é disponibilizado pelo Governo Federal para denúncias de violência contra o idoso.

Folia

A festa no Continguiba Esporte Clube foi marcada pela animação do desfile das rainhas e o chamego garantido na quadrilha Flor do Sertão que integra as comunidade atendidas pelas Unidades de Saúde. “Momentos assim elavam a auto-estima de todos nós. Muitos colegas da terceira idade estão aprendendo a viver e realizar sonhos  graças a essas ações de dança, canto, teatro, cuidado com a saúde”, revela Maria Alves Nascimento, integrante do grupo de convivência da USF Dona Sinhazinha e usuária do Programa Academia da Cidade no Pólo de Atividade Físicas Missionária Zilda Arns (bairro Jardins).

"Os encontros entre os idosos usuários do Sistema Único de Saúde local não estão centrados exclusivamente na assistência clínica. A formação dos grupos de convivência e os encontros desses grupos tem o objetivo de tirar o idoso do isolamento social e estimular a memória afetiva e o fortalecimento das tradições sociais", conclui a coordenadora de Serviço Social da Reap, Dora Rosa.