PMA realiza abertura de Seminário de Saúde na Escola

Educação
18/06/2012 12h00
Início > Noticias > 51192

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde, está realizando o III Seminário do Programa Saúde na Escola, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC). A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, e reuniu cerca de 400 profissionais das áreas de saúde e de educação envolvidos no Programa Saúde na Escola (PSE).

A programação foi iniciada com a apresentação musical do grupo de percussão Remoart da cidade de Laranjeiras, composto por aproximadamente 20 crianças. O repertório do grupo contou com músicas de vários estilos, como baião, funk e reggae, executadas através de instrumentos feitos a partir de lata, vasos plásticos e material reciclável.

Dando continuidade à solenidade, troféus foram entregues em homenagem aos profissionais e instituições que se destacaram em ações de promoção a saúde nas escolas. Uma das homenageadas foi a Emef Tenisson Ribeiro, localizada no bairro Mosqueiro, que desenvolve quinzenalmente um projeto sobre saúde no ambiente escolar. Nos encontros são realizadas palestras, debates e oficinas sobre temáticas referentes à saúde na escola.

Segundo a coordenadora da escola Tenisson Ribeiro, Enalva de Santana, a homenagem é um reconhecimento ao trabalhado desenvolvido pela equipe da unidade. "Estamos muito contentes e satisfeitos com a premiação. É a prova de que um trabalho sério, bem feito, faz toda a diferença", ressalta Teresa.

De acordo com a secretaria de Educação, Josevanda Franco, a integração das secretarias de saúde e educação fortalece as ações de promoção à saúde. "Essa pareceria está contribuindo consideravelmente com a qualidade de vida e a saúde dos milhares de alunos que compõe a  rede municipal de ensino. É uma estratégia que deu certo e que tem muito a crescer", disse.

O seminário segue até esta terça-feira, 19, e conta ainda com as parcerias da Secretaria Estadual de Educação e da Universidade Tiradentes (Unit), Faculdade de Sergipe (Fase) e Universidade Federal de Sergipe (USF).

Programa

O PSE foi instituído nacionalmente pela parceria dos Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de articular e integrar ações desenvolvidas nas escolas e nas Unidades de Saúde da Família. O município de Aracaju aderiu ao programa nacional em 2008, sendo que na época foram cadastradas 19 equipes de Saúde da Família.

Em 2012, a meta da Prefeitura de Aracaju é desenvolver ações para aproximadamente 43 mil alunos da rede publica de ensino, com suporte das 36 unidades de Saúde da Família e 43 equipes de Saúde da Família.