Abertura do Seminário Saúde na Escola reuniu mais de 400 profissionais

Saúde
18/06/2012 17h30
Início > Notícias > Abertura do Seminário Saúde na Escola reuniu mais de 400 profissionais

A Prefeitura Municipal de Aracaju conseguiu reunir nesta segunda, 18, na abertura do III Seminário do Programa Saúde na Escola mais de 400 profissionais de Saúde e da Educação. O evento que tem como tema central "Integrando as ações", está acontecendo no auditório e salas do Centro de Convenções de Sergipe (CIC) e vai até amanhã dia 19, às 17h.

Na mesa de abertura do evento estavam às secretárias municipais de Saúde e de Educação, respectivamente Stella Maris Moreira e Josevanda Franco, o representante do Programa Saúde na Escola/Aracaju, Byron Ramos, representante da Universidade Federal de Sergipe, Antônio Paixão e o secretário estadual de Saúde, Silvio Santos. A mesa de abertura contou ainda com a presença de uma das coordenadoras de ensino da Escola Nacional em Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo de Souza (Fiocruz), Maria Fátima Lobato Tavares.

Na solenidade de abertura, Stella Maris Moreira falou dos objetivos do PSE nacionalmente e contou a experiência local do programa. No evento, a Prefeitura de Aracaju homenageou instituições e profissionais das áreas de educação e da saúde, que se destacaram no desenvolvimento das atividades do PSE.

A conferência de abertura foi realizada por uma das coordenadoras de ensino da Escola Nacional em Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo de Souza (Fiocruz), Maria Fátima Lobato Tavares, que teve como moderadora a representante do PSE/Semed, Cláudia Correia Mendonça. O tema da conferência foi Construindo Territórios Saudáveis para Promover Saúde na Escola.

Na tarde de hoje, a mesa redonda promoveu o debate sobre doenças crônicas e agravos não transmissíveis na infância e na adolescência. Participaram como palestrantes estudiosos e referências técnicas do Ministério da Saúde, Bráulio Cesar de Alcântara e Jozenir Alves de Oliveira e o representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems/SP), Jorge Harada. O moderador da mesa foi o representante do PSE/Aracaju, o pediatra Byron Ramos.

Nesta terça-feira, 19, o seminário vai abordar temas como alimentação saudável e atividade física; tabagismo e outras drogas. No turno da tarde, o seminário vai abrir espaços para divulgação das Experiências Exitosas do PSE em Aracaju.

Abertura

Na solenidade de abertura, Stella Maris Moreira afirmou que com a parceria entre a saúde e a educação, os educadores como formadores de opinião estão contribuindo para quebrar paradigmas do modelo médico tradicional, focado na medicalização dos problemas de saúde. "Na escola, os professores ao lado dos profissionais das equipes de Saúde da Família estão também focando a prevenção e ajudando a estimular hábitos saudáveis na busca da qualidade de vida", disse.