Ações ambientais da Emsurb são divulgadas em seminário municipal

Serviços Urbanos
19/06/2012 15h37
Início > Noticias > 51212

Mais do que um espaço físico voltado para a educação, acima de tudo a escola é um âmbito social que ensina e educa para a vida. Crianças e adolescentes em gradativa formação aprendem valores que vão desde as relações interpessoais ao contato com a natureza. No que diz respeito ao meio ambiente, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) busca conscientizar o cidadão no seu papel de agente transformador, despertando na sociedade o interesse pelo cuidado e preservação do ecossistema.

Nesta segunda-feira, 18, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) iniciou a 3ª edição do Seminário Municipal ‘Programa Saúde na Escola'. O evento segue durante esta terça-feira, 19, e traz temas como alimentação saudável, atividade física, saúde escolar, tabagismo, álcool e outras drogas. A iniciativa tem na intersetorialidade o suporte necessário para a variedade de abordagens, e contou com a participação da Emsurb para os assuntos envolvendo debates e ações voltados ao meio ambiente.

"Estamos com o nosso estande montado para expor nossos projetos ambientais desenvolvidos, que vão desde a coleta seletiva do lixo e reciclagem a práticas visando à educação e saúde ambiental", explicou o presidente da Emsurb, Fábio Silva. Promovido de forma conjunta pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação, o seminário acontece no Centro de Convenções de Sergipe (CIC) e, além dos estandes, teve a realização de palestras e conferências sobre as diferentes temáticas relacionadas.

Projetos de cunho ambiental

Orientar como o cidadão pode ajudar em pequenas ações ligadas à preservação da natureza é o primeiro passo em busca de consequências positivas em conjunto. "Divulgamos nossos trabalhos e distribuímos um folheto explicativo contendo nossas iniciativas. A atuação da Oficina de Papel também foi demonstrada aos visitantes, assim como o projeto Passeio Limpo", informou a coordenadora da Assessoria Técnica da Emsurb, Adenilde Gama, acerca desse trabalho desenvolvido há mais de dez anos.

Trabalhando com a transformação de jornais e revistas em algum material útil, resistente e com durabilidade, a Oficina produz bolsas, cintos, vasos, cestos, bandejas e diferentes utensílios de decoração. Com visitas a colégios, instituições, centros de apoio e quaisquer outros locais, a equipe da Oficina de Papel realiza suas atividades multiplicadoras e divulga a metodologia reciclável.

Manter o passeio limpo. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Aracaju lançou o projeto que consiste na instalação de equipamentos em vias onde existe uma maior demanda, presença de dejetos (fezes), que fora constatado após acompanhamento técnico da Emsurb. O equipamento, denominado dispenser, possui sacolas plásticas (oxibiodegradáveis) disponíveis para a população, especificamente destinados aos donos de cães.

Amigos do Planeta Terra

Dentre outras iniciativas realizadas pela Emsurb, uma que se destaca diretamente com as escolas é o Projeto ‘Amigos do Planeta Terra', voltado à formação de uma geração consciente com os cuidados em relação ao meio ambiente. O objetivo principal é conscientizar e apresentar aos estudantes os problemas causados à natureza pelo despejo inadequado do lixo, e como as ações de recolhimento nas ruas, encaminhamento ao aterro sanitário e separação correta dos resíduos colaboram para a saúde da população.

Em atuação desde 2008, a ação também visa apresentar a crianças de escolas públicas e particulares o patrimônio natural existente no Parque da Sementeira, a exemplo do horto municipal, o herbário e a casa de bambu. A instituição que desejar participar do ‘Amigos do Planeta Terra' deve programar a visita no setor de Divisão de Desenvolvimento Pessoal (DDP) da Emsurb, através do telefone (79) 3179-1225.