Escolas da rede municipal realizam festejos juninos

Educação
22/06/2012 11h53
Início > Notícias > Escolas da rede municipal realizam festejos juninos

Mantendo a tradição cultural e resgatando as manifestações do nosso povo, diversas escolas da rede municipal de ensino estão realizando, até o dia 30 deste mês, festas em comemoração ao período junino.

Ao som do autêntico forró, quadrilhas e muita animação, as unidades de ensino se transformam em um verdadeiro arraial. A decoração das escolas ganha mais cores, bandeirolas e balões. O cardápio da merenda escolar conta com comidas típicas como: mungunzá, arroz doce, canjica, entre outras iguarias. Também ocorrem as escolhas do casal de noivos, rei e rainha do milho, padre e os demais integrantes da quadrilha junina. Antecedência necessária para que tudo transcorra da melhor forma possível.

Nesta sexta-feira 22, mais de 30 escolas dão continuidade aos festejos. As comemorações contam com diversas atividades, como sanfoneiros, sorteios de balaios, casamento caipira, barracas de comidas típicas.  Brincadeiras como pescaria, corrida do saco, jogos de argolas também fazem parte da programação. Apresentação de quadrilhas juninas é um dos momentos mais aguardado pelos pais, alunos, professores, coordenadores e por toda a comunidade. Esse ano, as escolas estão homenageando o centenário de Luiz Gonzaga, o rei do baião e grande representante da cultura nordestina.

De acordo com a secretária de Educação Municipal, Josevanda Franco, esse é um período em que as tradições culturais são preservadas. "Esses eventos  vem resgatar e fortalecer a nossa cultura, promovendo a interação entre os membros da comunidade escolar, disse.

História

A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.

O nome "junina" é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.