A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por intermédio do Núcleo Municipal de Tecnologia Educacional (NTE), realizará nesta quarta-feira, 27, o I Encontro Pedagógico do Programa Um Computador por Aluno (Prouca).
A atividade tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos professores que participaram do primeiro curso de formação continuada do Prouca, realizado no período entre abril e junho deste ano.
Durante dois meses, cerca de 500 professores da rede municipal de ensino participaram do curso de aperfeiçoamento sobre o uso pedagógico do laptop em sala de aula. Composto por oito módulos, com uma carga horária de 40 horas com metodologia semipresencial, sendo 32 horas presenciais e oito horas de educação à distância , o curso orientou os professores sobre a utilização dos computadores e como trabalhar pedagogicamente com as inovações tecnológicas.
No período de qualificação, os docentes desenvolveram diversas atividades e projetos que serão trabalhados em sala de aula.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Prouca, Fátima Hilário, o encontro tem como principal objetivo socializar os trabalhos desenvolvidos durante o curso. "O eixo teórico metodológico da formação priorizou os conteúdos da apropriação tecnológica do laptop UCA e as possibilidades de aplicação de atividades pedagógicas com o aluno no desenvolvimento das áreas do conhecimento. No encontro vamos detalhar o que foi desenvolvido, como a finalidade de levar ao ambiente escolar novos conhecimentos e experiências", disse.
O encontro acontecerá no Centro de Convenções (CIC), auditório Atalaia , a partir das 8h e é destinado aos Professores das escolas do município de Aracaju
Prouca
Implementado no município em 2011, o Prouca visa inovar o sistema de ensino educacional e aprimorar sua qualidade, através da distribuição de computadores portáteis para alunos e professores da educação básica da rede pública de ensino. Os computadores funcionam com o sistema Linux e têm ferramentas de Internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas.
A ampliação do projeto transformará Aracaju na capital nordestina com o maior número de alunos da rede pública que possuem computadores nas escolas, representando 30% de toda região. O objetivo é que os 19 mil discentes do ensino fundamental disponham do equipamento. Para isso, a Prefeitura de Aracaju irá disponibilizar R$ 638 mil em recursos no projeto, que irão servir para a capacitação de uma equipe técnica especializada, a compra de equipamentos e novos servidores de internet, além da readequação do espaço físico das escolas beneficiadas no projeto. Os investimentos atuais no projeto somam mais de R$ 3,6 milhões, através de recursos próprios do município.