O prefeito Edvaldo Nogueira será homenageado nesta quarta-feira, 27, com o prêmio Prefeito Amigo da Criança, concedido pela Fundação Abrinq, em solenidade que será realizada no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Edvaldo Nogueira será representado no ato pelo secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.
A premiação contará com as presenças do presidente da Fundação Abrinq, Synésio Costa, da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, da vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmem de Oliveira, e do membro do conselho da Fundação Abrinq, Carlos Tilkian.
Edvaldo Nogueira foi contemplado com o prêmio por estar realizando uma das mais bem sucedidas administrações municipais no que diz respeito à criança e ao adolescente. Três ações nas áreas da Saúde, Educação e Proteção Social foram decisivas para que Aracaju ficasse com a premiação. Desde 2009, a Secretaria Municipal de Saúde vem executando o programa Primeiras Ações de Saúde e Cidadania/Projeto Curujinha, objetivando reduzir a mortalidade infantil em crianças com menos de um ano de idade.
A Educação Inclusiva e Direito à Diversidade é o trabalho em destaque da Secretaria Municipal de Educação voltado para criança e o adolescente, visando a inclusão escolar com qualidade de alunos com deficiência. Trezentas e dezenove alunos foram beneficiados. O custo da ação é de R$ 262 mil.
Na área de Proteção Social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) foi muito bem avaliado pela Fundação Abrinq. O serviço atende 2.230 crianças e 1.230 adolescentes em 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Avaliação
A Fundação Abrinq vem avaliando a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira no que toca à criança e o adolescente desde 2009, através do Mapa Prefeito Amigo da Criança, que é preenchido pela administração municipal, através da Semasc, segundo informou o Articulador Municipal do Programa Prefeito Amigo da Criança, André Dória. As ações atestadas no mapa são avaliadas por técnicos da fundação, que fazem uma espécie de check list com a prestação de contas municipal, anualmente.
Para o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, a premiação é resultado do compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira em priorizar na sua administração a criança e o adolescente. "Temos desenvolvido um grande esforço intersetorial para garantir a melhoria de vida do público infanto-juvenil aracajuano", disse o secretário.