Fundat encerra oficina de artesanato junino

Formação para o Trabalho
27/06/2012 14h50
Início > Noticias > 51369

Ao fim do mês das festas juninas, encerra-se a oficina de artesanato junino confeccionado em palha de coqueiro. Mais um curso do portfólio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) que entrou em clima de São João. As aulas estão acontecendo na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, no bairro do Porto D’Antas, com a carga horária de 20 horas. Estão participando da oficina 25 alunos que estão sendo orientados pelo artesão Luciano de Melo Menezes.

As aulas terão prosseguimento até segunda-feira, 2, das 14 às 17h. O instrutor Luciano Menezes explicou que as peças confeccionadas podem ter as funções utilitária e decorativa. “Estamos ensinando a confeccionar folhas, chapéus, cestos, casal de caipiras, tudo trançado na palha de coqueiro, voltado para os festejos juninos, mas que poderá ter utilidade depois, a exemplo dos cestos e chapéus”, afirma.

A aluna Ana Lúcia Costa mora próximo a avenida Saneamento e todos os dias se desloca à Unidade/escola Paulo da Conceição para as aulas da oficina. “Eu adoro artesanato e quando conheci o trabalho da Fundat, esse sentimento só aumentou. É a minha primeira oficina de artesanato e estou encantada, não quero mais parar!”, exclama.

Claudiege Santos Barbosa, moradora do bairro Porto D’Antas, iniciou a oficina para ocupar o tempo livre e está adorando. “Não é tão difícil. O professor é bem paciente e acaba sendo uma terapia trabalhar com as palhas”, conta.

A Fundat tenta se adequar à época e aos festejos que fazem parte da tradição sergipana.  Dessa forma, além de oferecer cursos que geram renda extra, o órgão também incentiva a valorização da cultura local, além de ser uma forma de terapia para aqueles que frequentam o curso.

Para mais informações sobre os cursos e serviços oferecidos pela Fundat, os interessados podem telefonar para o número 3179-1331 ou se deslocar à rua Pacatuba, nº 140, Centro, na sede do órgão.