Nesta quarta-feira, 27, pela manhã, a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, visitou dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps): o Caps David Capistrano, que oferta atendimento 24 horas, e o Caps Álcool e outras Drogas (AD- Primavera).
A secretária conferiu a estrutura e o funcionamento de ambas às unidades localizadas nos bairros Coroa do Meio e na Atalaia. Acompanhou a secretária, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Karina Cunha.
"A Rede de Saúde Mental de Aracaju é modelo de referência para o Brasil. Mesmo com os avanços conquistados, o trabalho para melhorar a qualidade dos serviços continua. Nesse processo, é essencial a colaboração e a interatividade entre trabalhadores e gestores", disse a secretária.
A presença rotineira da secretária nos serviços de Saúde conta com a aprovação dos profissionais e dos usuários dos serviços por onde ela passa. "É estimulo para o nosso trabalho ter a oportunidade de interagir diretamente com a secretária de Saúde. Podemos falar sobre dificuldades e avanços dessa rede no atendimento aos usuários e às famílias", afirmou a apoiadora institucional do Caps AD Primavera, Aline Rabelo.
Os Caps visitados por Stella Maris mantêm equipes multidisciplinares composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares, assistentes sócias, terapeutas ocupacionais e oficineiros. Além de cuidados clínicos para pessoas com transtornos mentais ou dependentes químicos, os centros oferecem atividades terapêuticas como oficinas de música, dança, teatro, passeios e atividades físicas.
Cobertura
A Rede de Saúde Mental conta atualmente com a cobertura de seis Caps: Caps AD- Primavera, CAPS i Vida - Infantil; Caps Arthur Bispo. Os que ofertam atendimento 24 horas são Caps Liberdade, no bairro Siqueira Campos; Caps Jael Patrício, no loteamento Indira e Caps David Capistrano.
Ainda integram a Rede de Saúde Mental de Aracaju quatro residências terapêuticas, para acolhimento de usuários que necessitam de cuidado integral e a Urgência Mental do Hospital São José, localizada no bairro Santo Antônio. Para a retaguarda de urgência aos usuários de álcool e outras drogas, a SMS também mantém leitos no Hospital Cirurgia.
As estratégias da política pública em Saúde Mental da Prefeitura de Aracaju também contam com o Programa Municipal de Redução de Danos. Com os agentes de redução de danos, a SMS vem levando informações e cuidados em saúde para profissionais do sexo, pessoas em situação de rua e usuários abusivos de álcool e outras drogas.