Sanitário público da Deusdeth Fontes é reaberto

Serviços Urbanos
27/06/2012 17h10
Início > Noticias > 51377

O sanitário público localizado na Travessa Deusdeth Fontes foi reaberto nesta quarta-feira, 27, após três meses fechado para uma reforma geral. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), investiu R$ 88 mil na instalação de revestimento em cerâmica e substituição de toda a estrutura, como vasos sanitários e mictórios, além da adaptação para pessoas com necessidades especiais.

"Essa reforma atende as necessidades daqueles que frequentam o Centro. Realizamos uma reforma geral, mudando a maior parte da estrutura física, mantendo apenas a referência histórica do local, como a fachada e a placa de inauguração", destaca Fábio Silva, presidente da Emsurb. Mesmo diante da reforma e de toda a adequação realizada para melhor servir o cidadão, Fábio pediu a colaboração dos usuários para manter o espaço conservado. "O sanitário público, por excelência, é um local que serve de uso comum. É preciso que as pessoas compreendam isso para mantê-lo sempre limpo", acrescenta.

Em média, uma equipe de dez homens atuaram em dois turnos (manhã e tarde) na execução do projeto de reforma que contempla a reestruturação dos banheiros feminino e masculino; inserção de sanitários adaptados aos cadeirantes; substituição de revestimento e instalação de novas bancadas e pias; além da implantação de mictórios individualizados e uma bancada de apoio no banheiro feminino para funcionar como fraldário. "Esta é uma obra simples, mas de grande significado. Agora, todos terão à disposição um espaço agradável e moderno", frisou o prefeito Edvaldo Nogueira, ao assinar a ordem de serviço das obras que têm prazo de conclusão previsto para 30 dias.

Quem trabalha diariamente na Travessa sabe muito bem o benefício social que um sanitário público pode proporcionar. José Miguel, proprietário de um restaurante próximo ao local, afirma que muitas pessoas, que passam a manhã inteira ou até mesmo o dia para resolver problemas no Centro, precisam utilizar o banheiro. "Melhorou cem por cento. Às vezes eu precisava abrir meu restaurante para quem não era cliente, mas agora tenho certeza que toda mundo vai ficar contente. Gostei muito, está aprovadíssimo", elogia.

Durante a reforma, a Emsurb, responsável pela administração e manutenção do espaço, implantou banheiros químicos no perímetro da travessa Deusdeth Fontes, a fim de suprir a necessidade dos cidadãos. "Esses banheiros químicos serão retirados ainda nesta quarta", afirma Fábio Silva. Inaugurados em 1929, na gestão de Teófilo Dantas, os banheiros públicos situados entre os calçadões são os mais antigos em funcionamento na capital.