Nesta quinta-feira, dia 28, os moradores do bairro Siqueira Campos receberam a visita das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Aracaju. Os agentes de endemias do CCZ aplicaram inseticida contra o mosquito o Flebótomo, o transmissor da leishmaniose.
As equipes aproveitaram a intervenção para tirar as dúvidas da população quanto à doença conhecida também pelo nome de calazar. "O CCZ mapeia as áreas de risco para nortear as ações preventivas e de controle da doença. Das ações, os agentes realizam o controle químico nos imóveis e fazem ações estratégicas de educação em saúde. A sensibilização da população sobre os cuidados para controlar a doença é fundamental", destaca a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
O coordenador do CCZ, Paulo Tiago explica que a leishmaniose, é transmitida pelo mosquito Flebótomo aos seres humanos, por meio de animais contaminados. Flebótomo é popularmente conhecido como o mosquito da palha.
A aplicação do inseticida para controlar as larvas do mosquito é uma das atividades rotineiras do CCZ em áreas onde há risco de contaminação. "Para prevenir o calazar é fundamental que as pessoas levem o animal periodicamente para a avaliação do veterinário. Também orientamos a limpeza de quintais, mantendo-os sem o acúmulo de folhas caídas no chão, lixo, entulho e outros materiais orgânicos", afirma Paulo Tiago.
Na quarta-feira, 27, as equipes do CCZ realizaram o inquérito sobre leishmaniose, para busca ativa de casos para o diagnóstico precoce a doença. A pesquisa é feita por meio da coleta de sangue de animais, para exames laboratoriais.
Aplicação de Inseticida
O inseticida utilizado nas ruas não representa risco à saúde humana e são aplicados em locais que possuem condições favoráveis para o desenvolvimento do mosquito, como quintais, recintos e áreas com chão de terra. "A presença de sombra e materiais orgânicos em decomposição, como folhas secas e entulhos acumulados favorecem a proliferação do Flebótomo", explica Paulo Tiago.
A ação de campo no bairro Siqueira Campos contou com a aprovação da comunidade. "Isso é muito importante e benéfico para saúde de todos nós", elogiou o empresário Carlos Alberto que é proprietário de um galpão de armazenamento de garrafas para reciclagem. Ele colaborou com o trabalho do Centro de Controle de Zoonozes segurando os cães para que o inseticida fosse aplicado em todo o canil da empresa.
Contato
Em caso de algum animal suspeito comunique o Centro de Controle de Zoonoses pelos números 3179-3528, 3179-3564 e 3179-3564.