Restauração do Centro Cultural segue em ritmo acelerado

Infraestrutura
03/07/2012 14h38
Início > Noticias > 51430

Arte, cultura e lazer. Isso é o que ao novo Centro Cultural, localizado no prédio da antiga Alfândega, na praça General Valadão no centro da cidade, irá trazer para a população e para os turistas que visitarem a capital. A reforma e restauração do antigo prédio estão sendo feitas pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Com investimento de R$ 2,8 milhões, o projeto faz parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social e está sendo realizado de acordo com a legislação brasileira de valorização patrimonial e cultural. O novo espaço cultural terá: comércio de artesanato, hall para exposição de obras de arte, sala de cinema para exibição de documentários e filmes relacionados à cultura local, apresentação de peças teatrais e um cybercafé. A Centro Cultural será novo ponto turístico da capital.

Obras

Estão trabalhando nas obras cerca de 45 profissionais, entre empreiteiros e restauradores. Este mês foram removidos os forros, telhados, também foi retirada a antiga pintura, demolidos os banheiros. Está sendo iniciada a reforma da fachada e a parte interna está sendo rebocada. O prazo para execução dos serviços é de 360 dias.

Restauração

Na restauração, as fachadas estão sendo lavadas com detergente e cloro, antes da reconstituição dos panos de parede. As colunas estão sendo niveladas, havendo preparação para reintegração cromática. Está sendo feito o processo de dessalinização da superfície original do roda-teto da parte interna para um posterior nivelamento e restabelecimento de cores.

Segundo o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, as obras no prédio da antiga Alfândega estão seguindo o cronograma estabelecido. "Os serviços estão sendo executados de acordo com o nosso cronograma. É uma obra que exige uma cautela maior em termos de procedimentos técnicos, por se tratar de um prédio tombado pelo patrimônio histórico", explica o engenheiro.

História

Considerado um dos prédios mais antigos da cidade, a antiga Alfândega foi construída no século XIX. Na metade do século XX, passa a sediar a Receita Federal, sendo desativada no final do mesmo século. Em 2003, é tombado por meio do decreto lei nº 21.765 pelo Governo do Estado e transferido, assim, da União para a Prefeitura.