Nesta semana, entre os dias 2 e 7 de julho, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) está presente na Semana do Empreendedor Individual organizada pelo Sebrae Sergipe. A participação da equipe da Sefin se dá por meio da promoção de uma oficina sobre emissão de notas fiscais. O evento acontece na praça General Valadão, no Centro da capital.
De acordo com o diretor de Administração Tributária da Sefin, Altamirando Fausto Dórea Júnior, a Secretaria Municipal de Finanças também orientará os empreendedores informais no processo de formalização. “Além de estarmos dando uma oficina sobre a emissão de notas fiscais, ensinando os empreendedores a emitirem notas usando os sistemas informatizados, também estamos auxiliando os cidadãos que quiserem se formalizar aqui, já que é a Prefeitura que concede o alvará de funcionamento de todas as atividades formalizadas”, explica.
Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Ângela Souza, a Semana do Empreendedor Individual é realizada a nível nacional e já está em sua 4ª edição. “O Sebrae promove esse evento desde 2009, no mesmo ano em que foi criada a Lei do Empreendedor Individual”.
Ainda de acordo com Ângela Souza, o público-alvo dessa ação conjunta são os empreendedores tanto formalizados quanto os que ainda trabalham de maneira informal. “O nosso objetivo é ofertar orientações, palestras e oficinas para essa população”, acrescenta.
O comerciante José Cristiano de Oliveira conta que soube do evento pela TV e resolveu aproveitar a oportunidade para formalizar o pequeno negócio no qual trabalha em São Cristóvão. “Eu trabalho há 5 anos informalmente e agora chegou a hora de regularizar minha situação”, conta. “Para quem quer se formalizar, aqui o processo é muito mais rápido em virtude da facilidade de agrupar em um só lugar vários setores que o cidadão vai precisar recorrer durante o processo de formalização, além de uma equipe numerosa que está de prontidão para um atendimento rápido e prático”, complementa Ângela Souza.
Além da Secretaria Municipal de Finanças, também são parceiros da ação a Secretaria de Estado da Fazenda, Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sindicato das Empresas de Contabilidade, além de instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Estado do Sergipe (Banese), Banco do Nordeste e Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape).
Durante essa semana serão ministradas 11 oficinas sobre temas do programa Sebrae Empreendedor Individual (SEI), como SEI Vender, SEI Empreender, SEI Comprar, SEI Planejar, SEI Controlar e SEI Unir Forças. A programação também é composta por 33 palestras que irão abordar assuntos como formação de preço, nota fiscal eletrônica, empreendedorismo, benefícios do INSS, análise de ponto comercial, controle de caixa, informações financeiras, atendimento ao cliente e controle de estoque.