SMS e conselheiros agendam Oficina sobre Ouvidoria da Saúde

Saúde
03/07/2012 18h21
Início > Noticias > 51452

Na manhã desta terça-feira, 2, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram reunidos com os conselheiros locais de Saúde. No encontro, os conselheiros concordaram com a proposta de construção de Oficina sobre a Ouvidoria da Saúde da Prefeitura de Aracaju.

Os conselheiros e gestores elaboram coletivamente o cronograma de realização das oficinas, previstas para iniciar no dia 19 de julho, em espaços públicos das próprias comunidades.

A reunião aconteceu na sede do Conselho Municipal de Saúde, localizado no bairro São José. Representaram a Secretaria de Saúde a assessora técnica da SMS, professora Cecília Leite, a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Elisa França, a ouvidora da SMS, Diana Virgínia Melo e Cláudia Oliveira Pardo.

"Esse encontro com os conselheiros segue orientação da atual gestão da SMS, que preconiza o diálogo com todos os segmentos sociais. O ciclo de oficinas será mais um espaço para fortalecer o exercício do controle social da Saúde", explica Cecília Leite.

Controle social

Os conselheiros de Saúde são escolhidos em conferências locais das Unidades de Saúde da Família (USFs). Aracaju tem 43 USFs e nas últimas conferências foram eleitos aproximadamente 344 conselheiros. "Na composição, cada Conselho Local de Saúde é formado por representantes dos segmentos: usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços", informa Elisa França.

A ouvidora Diana Virginia explica que com a oficina, a SMS vai democratizar as informações sobre o papel da Ouvidoria. "A ouvidoria é um canal importante de comunicação entre o cidadão e a gestão. Regularmente, geramos relatórios das manifestações dos usuários, dos encaminhamentos e das soluções. Esses relatórios são gerenciados para identificar dificuldades e proporcionar mudanças e melhorias no serviço prestado à população", defende a ouvidora.

A secretária Municipal de Saúde, Stella Maris Moreira diz que as Oficinas sobre Ouvidoria da Saúde terão "a missão de estreitar as relações entre os gestores e os conselheiros para fortalecer em Aracaju a luta pela consolidação do Sistema Único de Saúde".