O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários para crianças de 3 a 6 anos foi implantado na manhã desta quarta-feira, 4, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João de Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont. Este é o quinto Cras que passa a disponibilizar o serviço, integrando um projeto piloto da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
O serviço está sendo ofertado também pelos Cras Enedina Bomfim (bairro América), Santa Maria, Benjamin Alves de Carvalho (Coroa do Meio) e Risoleta Neves (Cidade Nova) e até o final do ano será ampliado para todos os 15 Cras, segundo estimativa da coordenadora da Proteção Social Básica, Yolanda Oliveira, que acompanhou a implantação do serviço ao lado da gerente da área, Iulná Maria de Almeida.
Ela acrescentou que o serviço é disponibilizado uma vez por semana, durante duas horas, e que não se assemelha com o serviço de creche, uma vez que a criança fica no Cras acompanhado por um dos pais ou responsável, para que o objetivo de fortalecer os laços familiares e comunitários seja alcançado.
O serviço funciona com a participação de pais ou responsáveis em dois momentos: o primeiro, pais e filhos ficam em ambientes diferentes. As crianças participando de brincadeiras e os adultos, de palestras que tratam sobre família e relacionamentos, bem como de atividades relativas ao tema. No segundo momento, pais e filhos participam juntos das atividades lúdicas.
"Todo o serviço foi pensado para permite uma maior interação entre pais e filhos e a comunidade, fortalecendo os vínculos que os une", enfatizou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, informando que a Semasc está empenhada em implantar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 3 a 6 anos em todos os Cras.
O serviço recebeu a aprovação das famílias. "De início não gostei muito da idéia de trazer meu filho Marcos Fabiano. Mas, mesmo assim vim com ele e agora, depois de participar das atividades, vejo que estava errada. Estou gostando muito de estar aqui com meu filho, brincando com ele, ouvindo explicações sobre a família. Saio daqui com uma consciência maior sobre a importância da família nas nossas vidas", declarou Luciene Santana dos Santos, 24 anos.