Pesquisa sobre verminoses chega à Escola Oviêdo Teixeira

Saúde
06/07/2012 16h21
Início > Noticias > 51480

Nesta sexta-feira, dia 6, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, localizada no bairro Bugio, receberam as equipes de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). A visita compõe atividades do Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomose mansoni e da Geo-helmintoses realizado pelo Ministério da Saúde, FIOCRUZ, em parceira com a Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado. 

“Já conseguimos a adesão de 1.189 crianças de 19 escolas públicas e privadas que foram sorteadas para participar do levantamento. A nossa meta é envolver na pesquisa 2.180 crianças com idade entre sete e 14 anos, para identificar e intensidade da transmissão de verminoses (ascaridíase, trichiuríase e da ancilostomíase). Dos dados parciais, Aracaju já conquistou um cobertura de 54% do público alvo”, informa a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.   

Entrega de exames 

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle da Equistosomose, José Chagas Sobrinho, até esta sexta-feira, dia 6, o CCZ já entregou os resultados do exame de fezes para alunos de aproximadamente dez escolas. Dentre essas, receberam os resultados as escolas municipais João Teles Menezes e Olga Benário. 

Agenda 

Entre os dias 10 e 12 de julho, os agentes do CCZ estarão nas escolas estaduais  15 de Outubro, localizada no bairro Getúlio Vargas e Augusto Maynard no Centro. Para participar do inquérito os pais, mães e/ou responsáveis pelos menores assinam o termo de consentimento para a inclusão do filho na pesquisa. “As amostras são analisadas no próprio laboratório do CCZ”, acrescenta José Chagas Sobrinho.