PMA investe em concursos públicos

Agência Aracaju de Notícias
09/07/2012 09h55
Início > Noticias > 51485

Desde o início do ano, a Prefeitura de Aracaju tem empossado centenas de novos servidores municipais, garantindo a manutenção da qualidade do serviço público em todos os setores. Profissionais da saúde, agentes de trânsito e guardas municipais estão entre profissionais que, no primeiro semestre do ano, iniciaram sua carreira enquanto servidores municipais. Na última quarta-feira, 4, por exemplo, o município deu posse a 63 professores aprovados no último concurso público realizado para o preenchimento de vagas na rede municipal de ensino básico.

Para dar ainda mais qualidade ao ensino municipal, foram contratados 40 profissionais na área de pedagogia, dois professores de língua portuguesa, dois de matemática, cinco de educação física, um de geografia, quatro de história, quatro de língua inglesa, quatro de ciências e uma professora de artes. Com os outros 173 professores que tomaram posse no dia 13 de março deste ano, já são 236 profissionais da educação contratados em 2012.

Outro marco entre os concursos abertos pelo poder público municipal foi a posse, em junho, de 100 agentes e cinco analistas de mobilidade Urbana vinculados à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O início do trabalho desses novos profissionais sinaliza mais um avanço para a melhoria do Plano de Mobilidade Urbana da capital.

Os novos profissionais executam serviços e projetos que se destinam ao ordenamento do fluxo viário e ao cumprimento das regras de orientação do trânsito. Com as novas vagas, o efetivo de 60 servidores atuando na função de agentes de trânsito foi praticamente triplicado, além da renovação no quadro de engenheiros trabalhando na instituição, que desde a década de 80 não eram contemplados com novos concursos.

Em março, o prefeito da capital sergipana também deu posse a 214 servidores com atuação definida em 19 áreas de saúde. Foram nove médicos, 19 farmacêuticos, cinco fisioterapeutas, quatro nutricionistas, 20 psicólogos, cinco fonoaudiólogos, seis assistentes sociais em saúde, cinco atendentes de consultório dentário, 109 auxiliares de enfermagem, cinco dentistas, 24 enfermeiros e três técnicos de enfermagem que passaram a integrar a rede municipal de saúde, reduzindo o déficit de profissionais.

No mês de março 100 novos guardas municipais foram empossados pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Durante o evento, o chefe do executivo municipal também promoveu por avanço vertical da classe operacional, 30 guardas que passam do nível II para o III. Com a contratação dos 100 concursados, o efetivo sobe de 350 para 450 guardas. A Prefeitura investiu na qualificação e valorização dos profissionais, além da modernização da corporação por meio da compra de equipamentos que possibilitam condições de trabalho dignas.