USF Dona Sinhazinha oferece atividades terapêuticas

Saúde
09/07/2012 16h44
Início > Notícias > USF Dona Sinhazinha oferece atividades terapêuticas

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Sinhazinha, localizada no bairro Grageru, oferta atividades terapêuticas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio do grupo de convivência "De bem com a vida", mais de 70 usuários têm acesso gratuito a oficinas de arte e lazer. O grupo é organizado pelas assistentes sociais.
As atividades incluem artesanato, trabalhos manuais, aulas de ioga, ginástica e dança. As aulas de ginástica e de dança acontecem nos dias de terças e quintas-feiras e contam com o apoio de professores do Programa Academia da Cidade. Já o grupo de debates ‘Afrodite', que acontece sempre às quartas-feiras, conta com o apoio do psicólogo do Programa Saúde da Família (PSF).

"Com as ações terapêuticas, as unidades de Saúde da Família têm estimulado os idosos, adultos e jovens a adotarem um estilo de vida mais saudável. Os usuários são estimulados a experimentar os benefícios do convívio social, da arte terapia e a exercitar a memória, o corpo e a criatividade", divulga a secretária municipal da Saúde, Stella Maris Moreira.

A assistente social Vilma Mendes destaca a importância do trabalho intersetorial da Prefeitura de Municipal de Aracaju (PMA). "Com a parceria da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), programamos para o começo de agosto o curso de introdução à informática. Contamos ainda com a colaboração da Escola de Artes Valdice Teles. Este mês, a escola abriu inscrições de aulas de teatro para o grupo de convivência da nossa unidade", afirma.

Quem já integra o grupo De bem com a vida aprova a iniciativa. A aposentada Maria Antônia da Silva, 65 anos, conta que há dois anos frequenta as oficinas de artesanato na unidade de saúde. Ela revela que descobriu uma forma de aproveitar o tempo de maneira prazerosa e saudável. "Participar do grupo tem sido uma grande vitória, porque fiz muitos novos amigos e também aprendi a ganhar uma renda extra, vendendo em bazar as próprias peças que faço", diz.

Para Euthalia Nascimento Pereira, 78 anos, as oficinas de trabalhos manuais permitem relaxar o corpo e a mente. "Eu faço tanta coisa bonita que até esqueço os problemas da vida. Depois da aula, volto para casa sem estresse e com as energias renovadas", afirma a usuária que em breve também vai se inscrever nas aulas de ioga.

Participe
Para participar do grupo De bem com a vida ou fazer a inscrição para oficina de teatro, o usuário deve ir à USF Dona Sinhazinha, localizada na Avenida Hermes Fontes, s/n, no bairro Grageru. Os interessados devem procurar a sala da Assistência Social. "As inscrições são gratuitas e todos podem participar enquanto houver vagas disponíveis", informa a gerente da USF Dona Sinhazinha, Maria de Fátima.