Conselho Municipal de Assistência Social inicia processo de eleição

Família e Assistência Social
09/07/2012 17h10
Início > Noticias > 51494

Usuários e entidades da sociedade civil participam na tarde desta segunda-feira, 9, do Fórum Eleitoral do Primeiro Distrito para elegerem seus representantes - dois titulares e dois suplentes - para o Conselho Municipal de Assistência Social. Esta é a primeira vez que usuários irão ocupar um assento na instituição de controle social, segundo informou a presidente Cristiane Oliveira, acrescentando que para isso foram modificados a lei que cria o Conselho e o seu regimento interno.

"A expressão que resume este momento é a ampliação da participação popular no conselho e isso é muito importante porque acabamos com essa coisa de representação. O usuário não será mais representado, mas ele próprio terá voz e voto no Conselho", explicou Cristiane Oliveira, informando que o próximo passo será abrir espaço para a participação dos trabalhadores, atualmente representados por entidades de classe.

Seis entidades não governamentais do primeiro distrito, que abrange a região do bairro Santa Maria, estão aptas a disputar uma cadeira na instituição de controle social. São elas: o Centro de Integração Raio de Sol, a instituição beneficente Emmanuel, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe, o Instituto Rahamim, a Comunidade Católica Servos e Servas da Santíssima Trindade e o Projeto Esperança.

Durante esta semana, o Conselho Municipal de Assistência Social realizará mais quatro fóruns eleitorais nos demais distritos de Aracaju. Ao final, serão eleitos 10 titulares e 10 suplentes não governamentais. "Acabou o voto por segmento. Agora todos votam em todos", disse a presidente do conselho. Os representantes governamentais serão indicados pelos órgãos que compõem o colegiado.