Prevenção e combate ao calazar chega ao Soledade

Saúde
10/07/2012 15h10
Início > Notícias > Prevenção e combate ao calazar chega ao Soledade

Na manhã desta terça-feira, 10, os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) iniciaram o segundo ciclo de visitas para prevenção e combate ao calazar, no bairro Soledade. As equipes aplicaram inseticida contra o mosquito Flebótomo, o vetor da doença, em imóveis situados nas mediações das ruas "O" e Cláudio Oliveira, no loteamento Senhor do Bomfim.

Os moradores colaboraram abrindo as casas para a atuação dos agentes de endemias. "Essa é uma doença que afeta tanto a saúde do animal como a do homem. Fico feliz em receber mais essa visita que é essencial para nossa proteção e bem-estar", disse a dona de casa, Iolanda Santos de Souza, elogiando a ação rotineira das equipes na região.

Ação itinerante
Nos dias 11 e 12, os agentes ainda realizarão ação itinerante no bairro Soledade, para coleta de sangue canino dos animais domésticos da comunidade. A coleta visa o diagnóstico precoce da doença. "O calazar ou Leishmaniose é uma enfermidade silenciosa, por isso é essencial à realização rotineira de exames laboratoriais para diagnosticar o quanto antes', explica o coordenador do CCZ, Paulo Tiago

Ainda nesta quarta-feira, 11, o veterinário do CCZ, Gilberto França realizará uma palestra para os profissionais de Saúde, aberta aos moradores da região. O encontro será às 14h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hadman, localizada na avenida Carlos Marques, no bairro Soledade. "Na oportunidade, todos poderão tirar dúvidas e saber como prevenir a proliferação do mosquito transmissor", informa Gilberto França.