Asfalto aplicado na capital passa por rigoroso controle de qualidade

Infraestrutura
12/07/2012 14h53
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Quem um dia já presenciou uma operação de tapa buraco nas vias da cidade não imagina o rigoroso controle de qualidade que a Prefeitura de Aracaju realiza para garantir que o asfalto aplicado obedeça às normas nacionais de pavimentação. Todos os dias, técnicos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) asseguram, do início da elaboração da massa asfáltica até a sua aplicação, esse padrão de qualidade, estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O controle de qualidade começa na própria elaboração da massa asfáltica, que é realizada na unidade de produção da empresa, localizada no Km 4 da Rodovia João Bebe Água, no município de São Cristóvão. Na Usina de asfalto são produzidas de 70 a 100 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) por dia, de segunda a sábado, de acordo com a necessidade.

Equipes itinerantes com cerca de 40 profissionais, divididos em grupos de em média sete funcionários atendem as demandas de várias comunidades, recuperando pontos danificados do pavimento e garantindo segurança e conforto para os condutores de veículos. São utilizadas cerca de 100 toneladas de asfalto diariamente nesse serviço.

Teste prévio

De acordo com o diretor de operações da Emurb, engenheiro Alberto Nascimento, o asfalto produzido pela empresa segue as normas nacionais do DNIT. "Na usinagem da massa asfáltica, obedecemos ao padrão do tipo faixa C, que é um conjunto de normas específicas para assegurar a qualidade das rodovias federais. Todos os dias é feito um ensaio pelo laboratório da usina para garantir à qualidade do CBUQ", destaca o engenheiro.

Aplicação

A aplicação da massa asfáltica também segue um rigoroso controle de qualidade. Inicialmente, os profissionais fazem a limpeza do local com varrição e retirada de materiais soltos. Em seguida, é feita a pintura de ligação, para somente depois realizar a aplicação do asfalto a uma temperatura de 140 ºC. O processo é concluído com a compactação com rolo compressor. Para garantir o padrão de qualidade, são utilizadas máquinas como o rastilho, uma espécie de pá que serve para aplanar o asfalto, além do rolo compressor.

Contratos

A unidade de produção de asfalto, além de atender a PMA também presta serviços a outras empresas e prefeituras. O lucro obtido nos contratos é revertido para obras executadas pela administração municipal. "A Emurb é contratada para repor asfalto em obras de outros órgãos. Para que iniciemos o serviço, aguardamos a liberação do canteiro pelo contratante. Contudo para que seja executado com qualidade, é preciso que o local seja entregue com 100% de compactação do solo e com umidade ótima, que é a umidade ideal para fazer este tipo de trabalho", explica Alberto Nascimento.

Afundamentos

O diretor de operações da Emurb ainda esclarece que os problemas de deformações que ocorreram na recuperação de vias como o Canal 5 do conjunto Augusto Franco e avenida Antônio Alves, no bairro Atalaia, são devido a recalques com a compactação do solo.

"Lembremos que a Emurb, nesses contratos, é responsável somente pela reposição da camada asfáltica, o que significa dizer que a compactação da base é de responsabilidade da empresa contratante. Não é uma questão de qualidade do asfalto aplicado, mas da compactação do terreno. A deformação que está aparecendo nessas valas não é por causa da qualidade do material asfáltico. Mas advém de um recalque na base do solo", ressalta o engenheiro.

O engenheiro ainda argumenta que, quando a compactação é realizada com qualidade, o serviço de reposição asfáltica não gera deformações. "O recalque surge porque a passagem de veículos acaba compactando os vazios que foram deixados na base, o que provoca deformações no asfalto. Quando a compactação é realizada dentro dos padrões, isso não ocorre, já que a massa asfáltica aplicada é também de qualidade. Na avenida Jorge Amado, no bairro Jardins, e rua Muribeca, no Santo Antônio, por exemplo, o serviço não apresentou recalque por esse mesmo motivo. Quando o asfalto é ruim, não ocorre deformações desse tipo, o que ocorre é a desagregação da própria pavimentação", conclui Alberto Nascimento.