Segunda fase do Pronatec tem quase mil inscritos

Família e Assistência Social
13/07/2012 11h06
Início > Noticias > 51529

Intensificando as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), inicia a segunda fase do programa em Aracaju com um número recorde de inscritos nos cursos de qualificação profissional: 987 pessoas. Em parceria com o Senai e Senac, serão ministrados 35 cursos em 80 turmas.

A qualificação profissional se dará nas áreas: automotiva, alimentos e bebidas, construção civil, eletroeletrônica, gestão, metal-mecânica, petróleo e gás, tecnologia da informação, gestão de negócios, turismo e hospitalidade, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza e cabeleireiro. São cursos com carga horário de 120, 200 e 320 horas, a serem ministrados nas instalações do Senai e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Alguns cursos já começaram, enquanto outros terão início em agosto e setembro, de forma que as inscrições continuam abertas, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e entidades conveniadas, para que se preencha o total de vagas disponibilizadas, que soma 1.743. Até o momento, segundo o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, foram preenchidas cerca de 55% das vagas ofertadas. 

"O nosso esforço é o que promover inclusão e cidadania para os usuários do Cadastro Único, a exemplo das pessoas beneficiadas com o Bolsa Família. Com os cursos do Pronatec oferecemos a estes cidadãos a oportunidade de obterem um ofício e a partir daí obterem autonomia", explicou o secretário, informando que a Prefeitura de Aracaju tem se empenhado em firmar parcerias com o mercado de trabalho para a inserção dos formandos dos cursos de qualificação profissional.

Formatura

No final deste mês, haverá a solenidade de formatura de 386 formandos dos cursos de qualificação profissional da primeira fase do Pronatec, executada no primeiro semestre deste ano, a partir de março, quando os cursos foram iniciados. Na época, a Semasc disponibilizou 479 vagas, preenchendo cerca de 80% delas. Na primeira fase, foram formadas 20 turmas para os cursos nas áreas de automotiva, gestão, gestão de negócios (vendedor), construção civil e petróleo e gás.