Sábado é dia de mutirão contra a dengue no bairro Cidade Nova

Saúde
13/07/2012 16h34
Início > Notícias > Sábado é dia de mutirão contra a dengue no bairro Cidade Nova

Neste sábado, 14, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizará mutirão contra a dengue no bairro Cidade Nova, Zona Norte da cidade. O mutirão, que pretende vistoriar cerca de 600 imóveis, contará com a atuação de cerca de 50 agentes de endemias da SMS e 10 agentes de limpeza da Emsurb.

O supervisor geral da região, Jeferson Santana, alerta que o bairro apresenta índice de infestação predial de médio risco e explica que o principal criadouro do mosquito ainda é encontrado nas lavanderias das residências, devido à falta de limpeza correta e da cobertura adequada. Ele acrescenta que é fundamental lavar lavanderias, tonéis e depósitos a cada intervalo de três dias com bucha e escova, esfregando as paredes internas, evitando que ovos do Aedes aegypti fiquem grudados.

Para o supervisor, o resultado positivo só é possível por meio da ação conjunta entre o agente de endemia e o cidadão. "Nós vamos trabalhar a questão educativa, para que o morador se conscientize das formas de prevenção do mosquito da dengue, além, é claro, de levar o tratamento químico com o larvicida e o tratamento mecânico, eliminando as larvas através da proteção nos depósitos de água para as residências”, explica Jeferson.

A secretária municipal de saúde, Stella Maris, lembra que tão importante quanto receber os agentes de saúde, é seguir as instruções para evitar a proliferação do mosquito. “Os agentes têm atuado de forma contínua, porém, os cuidados não podem ser adotados apenas durante os dias de visita dos agentes. Esses cuidados têm que se tornar hábitos, para que o combate ao mosquito seja efetivado", alerta a secretária.

Emsurb

Cerca de 10 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também integrarão a ação do mutirão, para recolher entulho, pneus, latas e garrafas. Os materiais dispensados de forma inadequada em vias públicas e terrenos baldios representam risco de acumulo de água parada, podendo oferecer condições favoráveis à reprodução do mosquito da dengue.

Concentração

Neste sábado, 14, a concentração das equipes de agentes de endemias acontece às 8 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Fernandes de Melo, localizada na Av. Lamarão, s/n.