Pesquisa do Ministério da Saúde termina hoje

Saúde
18/07/2012 09h02
Início > Noticias > 51563

Encerra nesta quarta-feira, dia 18, a visita de pesquisadores nas unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju do Programa de Melhorias do Acesso da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde (MS).

Eles estão em Aracaju desde o dia 16 entrevistando gestores, profissionais e usuários de unidades básicas e realizando o censo da Atenção Básica do país. No total, foram visitadas nesses dois dias 39 das 43 USFs da Prefeitura de Aracaju. Dependendo do número de entrevistados por equipes de Saúde da Família, os entrevistadores retornam, até hoje, ao local para concluir o trabalho.

De acordo com uma das coordenadoras da pesquisa nos estados da Bahia e de Sergipe, Ana Angélica Ribeiro, a visita representa a fase de avaliação externa da PMAQ/MS, que objetiva estabelecer um padrão de qualidade da Atenção Básica, para qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Ana Angélica é doutora em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado da Bahia (ISC/UFBA), uma das 42 instituições de ensino e pesquisa envolvidas no censo.

"Os entrevistadores do ISC estão realizando o levantamento de processo de trabalho das equipes, de equipamentos, de suprimentos e da estrutura física das unidades. A pesquisa não impediu o funcionamento regular das unidades. Com exceção dos trabalhadores selecionados para as entrevistas, as agendas e os atendimentos das unidades não serão cancelados", destaca a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

A partir desta quarta, os entrevistadores iniciam a coleta de dados nas cidades do interior sergipano. Em todo o país serão avaliadas 17,5 mil equipes, o equivalente a 53,3% no país (32.809), que aderiram ao programa em 3.972 municípios brasileiros. Nacionalmente, a pesquisa do PMAQ será finalizada em agosto deste ano.

Depoimentos

A aposentada dona Maria Augusta de 60 anos participou da pesquisa. "Achei essa pesquisa formidável. As perguntas foram fáceis e em menos de 15 minutos expressei tudo que penso. Estou muito satisfeita com a Unidade Dona Sinhazinha, sempre que precisei de assistência pude contar com os profissionais. Eles são atenciosos, me atendem com carinho e respeito", disse.

Arivaldo Alves de Oliveira, 73 anos, também aproveitou a iniciativa para expressar a opinião. "Sou hipertenso e uso com frequência a unidade de saúde. Acho que nada é mais justo do que a avaliação das pessoas que são usuárias do Sistema Único de Saúde", disse.

Um dos entrevistadores do PMAQ/MS, Marcelo Carneiro Santana destacou que integrantes da comunidade e trabalhadores da saúde participam do inquérito espontaneamente. "Cada cidadão entrevistado, para participar das entrevistas, assina termo de consentimento assim como também é garantido o sigilo do nome do entrevistado", afirma Carneiro.

Saiba Mais

Criado em 2011, o PMAQ busca ampliar o acesso do cidadão aos serviços de saúde e melhorar o atendimento na Atenção Básica. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. As equipes de Saúde que forem bem avaliadas terão aporte adicional de recursos do MS de até 100%". O MS anunciou um investimento de R$ 800 milhões para elevar os recursos às equipes integrantes do programa
.