Nos últimos cinco anos, o cidadão aracajuano tem recebido uma atenção privilegiada no que diz respeito ao bem-estar e à qualidade de vida em companhia da natureza. E nem é preciso procurar muito para usufruir e comprovar essa realidade presente no dia-a-dia da capital sergipana. Em meio aos mais de 390 mil metros quadrados do Parque Augusto Franco (Sementeira), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) desenvolve um trabalho gratuito que alia atividade física e a busca pela convergência entre corpo e mente.
Desde 2007, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) promove o programa Bem-Estar, oferecendo à população práticas como ioga, alongamento, ginástica localizada e recreativa, além de exercícios aeróbicos. As atividades acontecem no turno da manhã, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 7h30; e pela tarde, das 17h30 às 18h30, toda segunda, quarta e sexta-feira. O Parque Augusto Franco (Sementeira) fica localizado na avenida Jornalista Santos Santana, s/n, próximo à avenida Beira Mar.
"Temos um contrato anual com uma academia, que disponibiliza os professores para os dois turnos. Além disso, para auxiliar os visitantes, temos também uma enfermeira e um professor de educação física pelo horário da manhã, seja aferindo a pressão ou orientando com os exercícios de caminhada pelo parque", afirma o gerente administrativo da Emsurb, Laelson Almeida.
A ioga é uma filosofia milenar oriental que busca a integração da personalidade em todos os níveis possíveis: físico, mental, intelectual e espiritual. É uma prática que pode ser reforçada com a inserção de exercícios físicos que trabalhem alongamento, respiração, equilíbrio e força. A participação na aula de ioga do programa Bem-Estar é aberta ao público, sendo necessário apenas chegar no horário para iniciar a atividade.
"A gente acompanha o projeto, além das pessoas que caminham no parque. Mas não é um acompanhamento particular, é um trabalho generalizado, com foco na conscientização e prevenção. Atendemos todas as faixas etárias, e orientamos sobre as boas práticas, aquelas sem risco à saúde. Outro trabalho que fazemos é a ginástica laboral aqui na empresa", explica o professor de educação física Fábio Augusto sobre o auxílio ao cidadão prestado ao lado da técnica em enfermagem Rose Nascimento.
Parque da Sementeira
Para o presidente da Emsurb, Fábio Silva, oferecer um espaço tão bem cuidado para o desfrute da população é uma obrigação. "Cuidar do parque é cuidar das pessoas. Aqui nascem as plantas que embelezam os canteiros da cidade; é a casa de muitas aves que saem encantando por aí; e também o lugar escolhido por muitos cidadãos que buscam tranquilidade num passeio bucólico, paz na contemplação da natureza e saúde na prática de exercícios físicos. Temos um compromisso firmado com a qualidade de vida do aracajuano, nada mais justo que prestar apoio efetivo dando total assistência nestes momentos de reflexão, disciplina e lazer", diz.
O Parque da Sementeira possui uma área de 396.019 m² e disponibiliza parque infantil, quadra poliesportiva, campo de futebol, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, quiosques, sanitários adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção, lagos, bebedouros, chuveiros, iluminação especial e áreas verdes. São mais de 93 espécies de árvores da Mata Atlântica, que proporcionam um clima ameno e, principalmente, servem de refúgio para algumas aves raras, como pica-pau, arara pequenina, joão-de-barro, canário, gavião, coruja, rolinha-do-pará e outras.