Prefeito acompanha posse no TJSE

Agência Aracaju de Notícias
17/07/2012 19h53
Início > Notícias > Prefeito acompanha posse no TJSE

No final da tarde desta terça-feira, 17, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhado da primeira-dama, Danusa Silva, participou da solenidade de posse do desembargador Osório de Araújo Ramos Filho na Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe. A sessão solene ocorreu no auditório José Rollemberg Leite, no Palácio da Justiça, Centro da capital.

O processo de mudança é ocasionado pela aposentadoria do desembargador José Alves Neto, que completará 70 anos no próximo dia 18. A desembargadora Geni Schuster assumirá a Vice-Presidência, sucedendo o desembargador Osório, e a Corregedoria Geral da Justiça continuará com o desembargador Netônio Machado. 

O prefeito Edvaldo Nogueira disse que este é um momento importante de transição para o Tribunal de Justiça de Sergipe. "Entendo que esta mudança decorre da aposentadoria do desembargador José Alves, que fez um grande trabalho à frente desta Corte. O magistrado Osório Ramos, que acaba de tomar posse na presidência do órgão, tem uma grande cultura jurídica, é digno e acredito que dará continuidade ao trabalho jurisdicional anterior", comentou o prefeito.

Em seu discurso de posse, o magistrado Osório Ramos demonstrou sua imensa satisfação em assumir a presidência do Tribunal, destacando também as metas que pretende alcançar em sua gestão. "Me doarei de corpo e alma nas funções. Algumas das ações que pretendemos alcançar é promover concursos, organização de precatórios, política de interiorização e incentivo aos servidores, além de maior acessibilidade dos funcionários na questão da inclusão digital", afirmou.

"Com uma indiscutível crença em Deus, passo a comandar um dos tribunais mais conceituados do país, substituindo o ilustre e honrado desembargador José Alves. Sigo tranquilo e pretendo comandar com o apoio dos 12 colegas magistrados para que o Tribunal continue com seu papel constitucional de fazer cumprir a Justiça", assegurou o desembargador Osório Ramos.

Durante uma despedida emocionada, o desembargador José Alves fez um breve relato das ações durante a sua gestão frente à presidência do Tribunal. "Devolvo agora a toga que muito me honrou. Amanhã estarei sendo julgado pelo que fiz. Ficam as ações e realizações que engrandecem os nomes daqueles que se dedicaram a esta instituição. Lembro de quando assumi o cargo em fevereiro de 2011, investi em tecnologia, chamei Dr. Osório para discutir as necessidades e sempre tive seu apoio", contou o magistrado.

O governador Marcelo Déda exaltou a importância deste ato para os novos rumos na justiça sergipana. "O desembargador Osório Ramos é considerado um exemplo de agilidade e rapidez em suas ações", comentou Déda.

Histórico

O novo presidente do TJSE formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, em 1971. Entrou no Tribunal de Justiça como juiz da Comarca de Aquidabã, no dia 17 de outubro de 1978. Trabalhou nas Comarcas de Maruim e Itabaiana. Foi juiz titular da Turma Recursal do Juizado Especial Cível e Criminal. De 1997 a 2001, foi membro titular do Tribunal Regional Eleitoral, com o cargo de corregedor regional eleitoral. Em Aracaju, foi juiz de Direito da 12ª Vara Cível. Foi nomeado desembargador, pelo critério de antiguidade, no dia 16 de janeiro de 2008.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Garibalde Mendonça, representando a presidente Angélica Guimarães; o presidente da OAB/Sergipe, Carlos Augusto Monteiro Nascimento; o presidente da Amase, Gustavo Adolfo Plech; os reitores Ângelo Antoniolli (UFS) e Jouberto Uchôa (Unit); o presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, Carlos Alberto Sobral de Souza; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Orlando Rochadel; o juiz Francisco Alves, representando o ministro Carlos Ayres Britto; além de representantes de instituições e empresários.