Na tarde desta terça-feira, 17, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Berenice Campos, localizado no bairro Porto D'antas, deram início às atividades referentes ao projeto de implantação de hortas educativas nas escolas. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e consiste na construção de hortas como instrumento de educação ambiental.
A ideia é que a implantação da área verde seja feita pelos professores, alunos funcionários e pais, a fim de promover a interação entre escola e a comunidade, sensibilizando sobre os problemas ambientais e adquirindo novos conhecimentos.
Na oportunidade, técnicos do Instituto Federal de Sergipe (IFS), professores, coordenadores e membros da Secretaria Municipal de Educação (Semed), orientaram as crianças na escolha das sementes que serão utilizadas no plantio, além de ajudar na confecção dos vasos plásticos que servirão para montar a horta na unidade de ensino.
Segundo o secretário-adjunto da Educação municipal, José Franco, os alimentos que serão cultivados pelos alunos dentro da escola serão utilizados na preparação da merenda escolar. “A ideia é que esses alimentos façam parte do cardápio dos estudantes e além de consumir esses alimentos na escola, os alunos possam levar para casa, mantendo hábitos saudáveis entre os seus familiares. O nosso intuito é estimular as discussões sobre meio ambiente em cada unidade de ensino, fomentando ações que gerem mudanças positivas”, disse, ao acrescentar que quando as crianças têm a oportunidade de ver esse trabalho desde o plantio à colheita, elas aceitam a alimentação saudável com muito mais facilidade.
A coordenadora pedagógica do Emei Berenice Campos, Lêda Maria da Cruz, disse que está muito contente com o início do projeto e vê nele a oportunidade das crianças terem uma vida mais saudável dentro e fora da escola. "É muito importante que essas crianças tenham contato com alimentos saudáveis para que no futuro eles se tornem adultos saudáveis. Então, a mudança dos hábitos alimentares tem que iniciar nas escolas e os pais aprovam essa atitude e ficam felizes quando os filhos chegam em casa e dizem que querem comer uma fruta, legume ou verdura no lugar de um biscoito ou uma pipoca. Toda a comunidade escolar fica muito feliz com a chegada desse projeto e torce muito para que passe da fase de experimentação", revelou.
Além dos professores e coordenadores, o artista visual Bené Santana auxiliou as crianças na hora de trabalhar com as tintas, pincéis e com a criatividade artística. O projeto é muito importante, uma vez que vai difundir a consciência do verde, da sustentabilidade. Além dessa atividade do plantio, eles também terão a oportunidade de trabalhar com o campo das artes visuais, fator importante na formação desses alunos.