PMA promove Curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular

Saúde
18/07/2012 14h00
Início > Noticias > 51572

Parada cardiorrespiratória, atendimento e complicações de infartos e acidente vascular cerebral (AVC) foram temas abordados no Curso de Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS) promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) entre os dias 13 e 15 de julho.

Ao todo, 56 médicos e enfermeiros da Rede de Urgência e Emergência (Reue) participaram do curso. As aulas aconteceram na Galeria Farol do bairro Farolândia e no Centro de Educação Permanente (Ceps) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Aracaju).

“Estamos proporcionando aos profissionais de Saúde da PMA um curso baseado em ciência e evidências médicas, desenvolvido pela Americam Heart Assossiation, uma instituição reconhecida mundial nessa área. O objetivo desse curso é sistematizar o atendimento em parada cardiorespiratória, potencializando o atendimento aos pacientes em situações de risco de morte”, destaca a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.    

Segundo a secretária, melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários da saúde pública é um compromisso dessa gestão. “A Prefeitura de Aracaju tem investido em capacitações e cursos, direcionados às diversas categorias de trabalhadores da SMS”, afirma a secretária.

O diretor do Centro de Treinamento Ecco Salva e médico especialista em cirurgia de trauma do Hospital dos Trabalhadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Akihito Urudiales, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. “Esse treinamento é reconhecido pelo padrão de qualidade internacional da Americam Heart Assossiation. Os procedimentos ensinados no curso são os mesmos padronizados pelos serviços de saúde dos países de primeiro mundo”, afirmou.

A cada aula os profissionais assistiram vídeos, com socorristas em atuação e tiraram dúvidas junto aos instrutores em lições de simulação.

A enfermeira Vanesa Ramos trabalha há três anos na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul. Para ela o curso foi uma oportunidade de aprimorar conhecimentos. “Achei o curso excelente porque abordou situações com as quais lidamos na prática. Confesso que a cada atendimento aos usuários já estou utilizando as técnicas do curso de suporte avançado”, diz.

Na opinião do médico Paulo Marcelo a atualização contribui com a rotina das equipes da Rede de Urgência e Emergência do município. “Acredito que o conhecimento faz toda a diferença quando se quer preservar uma vida seja no ambiente hospitalar, na Unidade de Pronto Atendimento ou mesmo no socorro realizado com alguém numa situação cotidiana de acidentes que acontecem nas ruas”, acrescentou.