A Prefeitura de Aracaju iniciou a reurbanização da Pedro Diniz Gonçalves Filho, conjunto Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa. A obra faz parte de um arrojado projeto paisagístico e de urbanização realizado pela administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
Com investimento de R$ 643.543,77 em recursos próprios, a nova praça contará com parque infantil, espaço para ginástica, aparelhos para prática de atividade, quadra poliesportiva e estacionamento. Com essa reurbanização, a comunidade do conjunto Jardim Esperança terá um novo espaço de convivência e de desenvolvimento de atividades lúdicas.
Iniciada há menos de um mês a obra tem seguido o cronograma previsto. Esta semana, equipes com cerca de 10 profissionais estão concluindo a alvenaria da quadra, colocando o aterro, instalando o escritório e o depósito, iniciando a parte de drenagem e terminando de instalar os postes de iluminação.
Projeto
O projeto de reurbanização da praça Pedro Diniz Gonçalves Filho foi criteriosamente estudado e vinculado ao que preconiza as modernas técnicas de paisagismo e urbanização urbanas. A nova praça contemplará os parâmetros políticos de coletivo de espaço público e também acessibilidade e apropriação desses espaços e possibilidade de convívio social.
Função Social
Assim como a Pedro Diniz Gonçalves Filho, as cercas de 160 praças espalhadas por toda a capital tem se caracterizado como espaço público, coletivo e multifuncional. É um elemento urbano que identifica e contribui para organização do espaço da cidade. Além disso, a administração municipal tem se preocupado em não apenas se limitar a projetos meramente decorativos, mas que promovam o equilíbrio entre o homem, cidade e o meio ambiente.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, a reurbanização da praça Pedro Diniz Gonçalves Filho vai beneficiar a comunidade do conjunto Jardim Esperança. "Tem um dito popular que a ‘praça é do povo'. É partindo dessa premissa que a administração municipal realiza as obras de reurbanização dos espaços públicos," enfatiza o engenheiro.