Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju oferta o curso de massoterapia para profissionais das unidades de saúde da capital. Nesta terça-feira, 17, ocorreu a aula de inauguração com 30 trabalhadores inscritos no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS, localizado no bairro Ponto Novo. O curso é promovido por meio do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin).
“A aceitação dos usuários do Sistema Único de Saúde nas ações de promoção em saúde envolvendo massoterapia tem sido tão positiva que resolvemos ampliar esse cuidado. Ao final do curso, unidades de Saúde da Família, centros de Atenção Psicossocial e a Rede de Atenção em Saúde do Trabalhador contarão com profissionais habilitados para desenvolver atividades como massagens e drenagem linfática”, informa Stella Maris.
O curso de massoterapia durará dois meses, com aulas todas as terças e quintas-feiras. Durante os encontros, profissionais de enfermagem, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, assistentes sociais discutem teoria e prática com a fisioterapeuta Sônia Serra, especialista em fisioterapia dermato-funcional.
“Os participantes estão relembrando aspectos científicos e teóricos da formação em saúde. Outro tema fundamental das aulas são as indicações e contra-indicações das técnicas da massoterapia, que permitem além de cuidados estéticos, a prevenção e tratamento de doenças”, diz a fisioterapeuta Sônia Serra.
A referência técnica do Nuprin, Kátia Aragão, adianta que as práticas integrativas em saúde serão temas de outros cursos no Centro de Educação Permanente em Saúde. “Nos próximos, o Nuprin vai lançar o curso de fitoterapia/plantas medicinais”, garante.
Projeto EspaSUS
Com a ação itinerante do Projeto EspaSUS, o Nuprin já leva práticas complementares em saúde como reiki, massoterapia, acupuntura à rotina das unidades de saúde.