Neste 19 de julho, Dia Municipal do Morador de Rua, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) está realizando um programação especial voltada para o seu público. "Esta não é uma data para ser comemorada, mas para que eles façam uma reflexão sobre a própria história e se questionem porque estão nas ruas", disse o coordenador da unidade, Edilberto Souza.
A programação teve início com um café da manhã, realizado às 8h30, no pavimento superior do Centro Pop, destinado a 50 moradores de rua. Na sequência, uma sessão de cinema exibiu o filme "Mãos Talentosas", estrelado por Cuba Gooding Jr. e que conta a história de superação e vitória de uma família norte-americana pobre e negra. "Com fé, esforço e determinação a mãe consegue criar e formar os dois filhos. É esse exemplo que queremos discutir com eles", explicou o coordenador.
A discussão ocorre nesta tarde, quando será realizada uma oficina pedagógica, dirigida pelas educadoras sociais Carla Valesca e Ângela Alice Santos. "Pretendemos traçar um paralelo entre a vida dessa família e a vida deles, sob a perspectiva de que é possível mudar, de que é possível superar os obstáculos e vencer", salientou Edilberto Souza.
Parceiro do coordenador na crença de que pode refazer a sua história, Wendel Santos de Menezes, 28 anos de idade e há um que mora nas ruas, informou que na próxima semana começará a trabalhar em um salão de beleza. "Sou cabeleireiro profissional, acabei de conseguir um emprego e assim que começar a trabalhar vou alugar uma casa para sair das ruas", declarou o rapaz que auxilia a coordenação do Centro Pop na organização de eventos, além de voluntariamente cortar o cabelo dos colegas de rua.